Se tinha uma viagem que estava no topo da nossa lista de destinos era a Rota romântica na Alemanha. Para quem ainda não conhecem, esta rota passa por 28 cidades entre Fussen e Wurzburg, em uma estrada linda com muitos castelos, cidades medievais e beleza Natural! O curioso é que estrada foi criada em 1950 por agentes de viagem, a fim de especificar a estrada no sul da Alemanha, entre os estados da Baviera e Baden-Württemberg.

Nós tínhamos o sonho de fazer esta rota por inúmeros motivos, o primeiro deles era poder alugar um carro e andar sem limite de velocidade na Autoban, depois queríamos muito conhecer os castelos que serviram de inspiração para alguns filmes da Disney, e por último os hotéis na rota são lindos!
Eu vou deixar um mapa com todas as cidades da rota romântica para vocês se localizarem.
[tw-divider][/tw-divider]
Tem que alugar carro? Como são as estradas?
Na nossa opinião alugar um carro é imprescindível nesta viagem, as estradas são lindas, há muitas cidades para conhecer e desta forma você fica livre para parar onde quiser e ficar o tempo que quiser em cada destino.
Nós alugamos o carro em um site chamado Mobility Cars, e você pode acessar clicando neste link, no site há diversas companhias de aluguel de carro e nós optamos pela Avis.

Quanto a velocidade nas estradas da Alemanha, não pense que em todo lugar é sem limite, isto só funciona em alguns pedaços da Autoban, onde a placa de velocidade se mostra cortada, já nas estradas que margeiam a rota romântica, há limites sim, e muitos radares!
Uma dica importante para seguir na estrada da rota, já que não existe a delimitação Rota Romântica nos mapas é sempre colocar como próximo destino no Google maps as pequenas cidades da rota, assim você sempre estará nas pequenas estradas denominada Romantische Straße.
[tw-divider][/tw-divider]
Quais cidades fizemos? Quantas noites ficar?

O Ideal é fazer a rota romântica entre 5 – 7 noites para poder fazer tudo com calma, aproveitando a paisagem, gastronomia e hotéis. Nós ficamos 4 noites, pulamos a última noite pois começou um temporal na Alemanha e assim antecipamos a nossa ida para Paris.
Vamos lá vou mostrar quais cidades ficamos, e quantas noites são ideias para cada uma delas, claro que você pode adaptar para o seu roteiro!
- Schwangau/Fussen – 2 noites, foi perfeito!
- Augusburg – 1 noite, foi o suficiente.
- Rotheburg – Ficamos 1 noite, teríamos ficado 2 noites para conhecer mais as cidades ao lado.
- Wurzburg – 1 noite para fechar a rota romântica, nós pulamos esta parada porque estava chovendo muito e por isso não conseguiríamos aproveitar a cidade. Mas com certeza essa última parada vale muito a pena.
[tw-divider][/tw-divider]
O que fazer em cada cidade e onde dormir?
Schwangau/Fussen:
Onde se hospedar em Schwangau?
Como estávamos em Munique a nossa primeira parada na rota foi na cidade de Schwangau que fica ao lado de Fussen! Nós preferimos nos hospedar nesta cidade por dois motivos, o primeiro deles foi o Das Ruebezahl, o hotel mais incrível da viagem e o segundo motivo foi a paisagem natural e castelos que ficam aqui! Muitos se hospedam na cidade vizinha chama Fussen, mas nós achamos a cidade bem pequena e com poucos atrativos.
O que fazer em Schwangau/Fussen:
- Visitar o Schloss Neuschwanstein foi muito emocionante, este foi o castelo que serviu de inspiração para o castelo da Cinderela na Disney! Nós não visitamos o castelo por dentro pois ele não é tão grandioso quanto por fora.
Para chegar nele você pode fazer uma caminhada de 30 minutos, que foi o nosso caso, ou fazer uma subida de charrete que é bem mais rápido!
- Saindo do Schloss Neuschwanstein visite a ponte Marienbrücke, a vista é espetacular!! Essa ponte liga dois desfiladeiros e está a 92m de altura, sobre uma cascata. Para chegar na ponte você também pode ir caminhando ou pegar um ônibus.
- Castelo de Hohenschwangau – foi a residência de infância do Rei Luís II da Baviera, e também é possível visitar
- Ao lado do castelo de Hohenschwangau há um lago lindíssimo chamado Alpsee bei Schwangau, com um tom de azul intenso e árvores lindas em volta.
- Fussen: Com certeza você tem que visitar esta pequena vila alemã, parece que você voltou no tempo com todas aquelas casinhas coloridas, um castelo lindo na cidade e muitas lojinhas com coisas típicas alemãs.
Onde comer em Schwangau/Fussen:
- Dentro do hotel Das Ruebezahl há dois restaurantes o Luis II com uma gastronomia mais contemporânea usando ingredientes locais, e o Gams & Gloria que tem uma estrela no Guia Michelin.
- Na cidade de Fussen há um restaurante imperdível de peixes chamado Il pescatore, é a melhor opção da cidade.
- Schlossbrauhaus Schwangau: Esse restaurante serve comida típica da região e é delicioso! Fica ao lado do castelo!
Augusburg:
Nossa segunda parada na rota romântica foi na cidade de Augsburg! Ficamos impressionados com o tamanho da cidade, é bem grande diferente das outras que visitamos.
Onde se hospedar: Hotel Drei Mohren – Sem dúvida o melhor hotel da cidade, fica bem no centro, na rua principal e com dois restaurantes incríveis dentro.
Onde comer:
Nós jantamos no restaurante Maximilian’s que fica dentro do Hotel Drei Mohren , o melhor hotel da cidade!
A comida estava impecável assim como os vinhos! Eu pedi um entrecot que vinha com spätzle feito com muito queijo e cebola frita, prato muito típico da bavária. O Zé provou o pato, no ponto perfeito! Quem estiver na cidade vá conhecer
O que fazer:
Sinceramente essa foi a cidade que menos gostamos da viagem, ela é muito grande, e tem um centrinho bonito assim como nas outras cidades. Porém esta é uma parada estratégica na rota. Nós usamos a parte da manhã para andar pelo centro antigo e já saímos de lá na hora do almoço.
Rothenburg:
Rothenburg, na minha opinião a cidade do conto de fadas! Que cidade mais charmosa e encantadora! Sem dúvida valia a pena ficar duas noites aqui!
Onde se hospedar em Rothenburg:
Nós ficamos hospedados no ultra charmoso Herrnschloesschen , nós descobrimos este hotel pela avaliação altíssima que ele tinha dos hóspedes! Nós amamos este lugar, o hotel tem apenas 8 quartos, um diferente do outro, quando você chega você é recepcionado pelos donos do hotel, um casal muito querido que faz de tudo para você ter uma recepção calorosa!
Sobre a localização, o hotel fica dentro da muralha , e na rua principal, ou seja, todos os atrativos da cidade estão a poucos passos de distância! Como esse hotel foi muito especial, escrevemos um post só para ele aqui.
O que fazer em Rothenburg:
Em Rothenburg há um passeio muito divertido para fazer que é o Free Walking tour, como o nome já diz é um tour guiado gratuito e no final você da uma gorjeta para o Guia! Escolha o horário em inglês e aproveite para conhecer a cidade.
Além do Tour o que a gente recomenda fazer é:
- Visitar os mercados e lojas de Natal que funcionam o ano todo, é uma loucura!
- Caminhar pelas muralhas da cidade, no total são 4km de passeios com muitas informações pelo caminho. O legal é que você não precisa fazer todo o trajeto pois há inúmeras entradas e saídas.
- Prefeitura da cidade (Rathaus), todos os dias você pode subir na torre da prefeitura para admirar a vista da cidade.
- Marktplatz, ao lado da prefeitura fica a praça mais famosa da cidade com as suas casinhas coloridas e muitas lojinhas.
- Passear pelo Burggarten
- Plönlein – a bifurcação mais famosa da cidade, onde fica a casa que inspirou a casa do pinóquio.
- St James’ Church – A principal igreja gótica da cidade, levou mais de 170 anos para ser concluída e é um dos cartões postais da cidade,

Onde comer em Rothenburg:
Getränke Göbel: Um dos restaurantes mais fofos que visitamos na viagem! O Getränke Göbel fica no centrinho de Rothenburg e aqui é excelente para comer carne de porco, e as linguiças!! Tudo estava maravilhoso. A conta deu 35,00 euros para os dois.
- No último dia decidimos fazer um almoço rápido em uma loja de salsichas que descobrimos bem no centrinho e amamos!! Compramos dois cachorros quentes, uauuuu que salsicha e mais alguns embutidos e comemos na rua mesmo! O lugar chama-se Die Metzgerei Erich Trumpp.
[tw-divider][/tw-divider]
Quais cidades visitar na rota romântica:
- Fussen
- Ausburg
- Rain
- Schillingsfürst
- Rothenburg
- Dinkeslsbuhl
- Weikersheim
- Wurzsburg
[tw-divider][/tw-divider]
Você pode pedir o seu chip para viagem internacional neste link aqui: https://www.viajeconectado.com/
[tw-divider][/tw-divider]
Seguro Viagem
Fazer o seguro viagem é essencial e obrigatório para a maioria dos países. Quando viajamos, geralmente, procuramos o seguro com melhor preço – as coberturas tradicionais são bem semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de diversas segurados. A contratação é online e você recebe a apólice por email. Use o código DOPAOAOCAVIAR5 para garantir 5% de desconto 🙂
Obs: Você não paga nada a mais usando este link do Seguros Promo, na verdade você ganha desconto e ainda nos ajuda a manter o blog ativo gerando um comissionamento para nós.