Estamos no meio do verão europeu e um dos destinos mais procurados é sem duvida Côte d’Azur, a famosa costa azul da Riviera francesa atrai turistas do mundo inteiro devido ao seu charme e beleza. Para simplificar a vida de muita gente vou fazer um roteiro infalível.
Uma das maiores vantagens dessa viagem é que as cidades ficam muito perto uma das outras. Para nós brasileiros que estamos acostumados a pegar um transito de 5 horas para ir para praia aos feriados, isso é um praticamente um “pulo”, em 5 horas você consegue cruzar praticamente a França toda.
Fiz um roteiro passando por 5 belíssimas cidades, o trajeto todo tem longos e demorados 70km em 1h 40 min. É você deve estar se perguntando se realmente é todo o trajeto passando pelas 5 cidades… Sim, é realmente perto.
Bom, nosso roteiro começa em Nice e passa respectivamente pelas cidades de Antibes, Grasse, Mougins e Cannes.
As vantagens dessa proximidade é poder ficar Hospedado em Nice ou em Cannes e visitar as outras cidades durante o dia. Essas duas cidades são bem maiores e mais bem estruturadas que as outras.
Como chegar?
Nice tem um dos maiores aeroportos da França e a Air France tem vôos diários saindo de Paris, por isso a forma mais fácil para nós brasileiros é pegar um vôo SP-Paris-Nice.
Como Nice é uma das principais cidades e tem muita coisa para fazer por lá, fiz um post com as todas as dicas. Para ver o post completo é só clicar aqui.

Antibes:
A cidade é uma fortaleza vista mar. Toda cercada por imensos muros de pedra que formam um cenário único. É uma das cidades mais bonitas da costa da França.
Algumas coisas imperdíveis para fazer na cidade são:
O Mercado Marché Provencal, lá encontramos aquele queijos maravilhosos, frutas, especiarias, flores, os méis são incríveis.
Logo ali do lado está o Museu do Absinto, nele você irá conhecer a historia e a melhor parte, fará uma degustação e aprender o jeito certo de beber o absinto.
Museu do Picasso- Abriga uma das maiores coleções do Picasso, são mais de 240 obras do artista. Em 1946 foi a casa dele por 6 meses. É o primeiro Museu dedicado ao artista.
Ver as inúmeras obras de famosos artistas em placas pela cidade que são colocadas exatamente no ponto de vista do artista.
Um restaurante que é imperdível em Antibes é o Le Figuier de Saint Esprit
Grasse –
A cidade mais cheirosa do mundo!
Na verdade eu não sei se é a ciadade mais cheirosa do mundo mas é a única que eu conheço que há tubulações exalando perfume pelas ruas da cidade. É até estranho de entender. Mas na foto conseguimos ver bem as mangueiras que devem ser ligadas a um timer que exala o perfume de 10 em 10 minutos.
Faça um tour pelo Musée International de la Parfumerie – Museu do perfume, é muito bacana conhecer todo processo e historia.
Mougins – É uma pequena e charmosa cidade, com uma linda arquitetura muito bem preservada cercada por florestas e fica a apenas 15 min de Cannes. Nos últimos tempos ela vem sido refugio de vários artistas e celebridades incluindo o Pablo Picasso que passou seus 12 últimos anos por lá.
A cidade tem uma forte história com a gastronomia. Chefs como Alain Ducasse e Roger Vergé trabalharam em restaurantes aqui, os dois no L’Amandier, que fica localizado no centro histórico. Hoje quem está a frente desse restaurante é o chef Denis Fetisson, que havia recebido 2 estrelas Michelin no Le Cheval Blanc em Courchevel. Hoje há inúmeros e belíssimos restaurantes para se comer Mougins.
Desde 2006 acontece um festival de gastronomia espetacular em Mougins. Ele reúne 100 chefs de todo mundo durante 3 dias, normalmente em junho, recebendo em torno de 30.000 visitantes. A atmosfera é única e descontraída, por isso se torna o lugar ideal para aproximar e encontrar com outras pessoas que compartilham da mesma paixão, a Gastronomia!
O site da cidade é super completo confira.
Cannes – A cidade do glamour, onde todo ano acontece o famoso Festival de Cinema de Cannes.
Na primeira caminhada que você der pela cidade você vai entender o porque da cidade do glamour, Ferraris, Porsches, Lamborghinis, Blentleys vão chover nas ruas, do outro lado na praia, aqueles iates que você não sabe se é barco ou navio, é impressionante!
Além de tudo isso, a cidade é maravilhosa, o porto, a ilha Marguerita, a cidade antiga, os restaurantes, tudo muito bacana. Aqui você lê um post que eu fiz só de Cannes para poder contar melhor sobre essa cidade