O mês de Outubro é o mês da massa, e eu só descobri agora. Por isso, outubro acabou de virar o nosso mês preferido do ano, afinal, sou viciada em uma bela pasta! Para comemorar essa data tão especial, criamos duas receitas apaixonantes com a Barilla. A primeira que vamos mostrar aqui é a típica receita de um domingo em família.
Além disso, no mês da massa, a Barilla quer chamar a atenção para as dietas sustentáveis, como é o caso da Dieta Mediterrânea, que tem na massa um de seus pratos mais tradicionais.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), as dietas sustentáveis são dietas com baixo impacto sobre o meio ambiente, que contribuem para a segurança alimentar e nutricional, bem como para uma vida saudável das gerações atuais e futuras.
A Dieta Mediterrânea é considerada uma das mais ricas do mundo por valorizar a “comida de verdade”, a cultura local e por se preocupar com o impacto ambiental que cada escolha alimentar pode gerar.
Na base dessa dieta está a tão amada massa. Além de saboroso, o prato consegue reunir amigos, famílias, histórias e leva adiante a tradição e a cultura de um povo durante várias gerações.
É a comida de verdade contando história!
Para essa data tão especial, nós preparamos um Rigatoni Barilla com tomate seco e quatro queijos, e vocês não têm ideia do sabor que ficou!!! Essa receita é muito prática, não suja quase nada, apenas uma travessa, que vai ser a mesma para cozinhar e servir. E o sabor é muito especial!
Rigatoni com tomate seco e quatro queijos:
Ingredientes:
- 1 vidro de molho de tomate Barilla
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- 200g de tomate seco
- 1/2 maço de espinafre
- 6 dentes de alho bem picados
- 1 colher de sopa de manjericão seco
- 2 colheres de sopa de orégano seco
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 200ml de vinho tinto seco ou caldo de galinha
- 200ml de água
- 500g de Rigatoni Barilla crú
- 200g de queijo fontina cortado em cubos ou mussarela
- 200g de queijo do reino
- 200g de parmesão ralado fino
- 200g de mozzarela de búfala
- Manjericão fresco
Modo de preparo:
1- Pegue uma travessa que possa ir ao forno de 30×22 com mais ou menos 5cm de altura e coloque no fundo o vidro de molho de tomates Barilla, acrescente depois o extrato de tomate, o tomate seco, o espinafre, alho, o manjericão, orégano, o vinho e a água e o Rigattoni Barilla crú de forma que fique submerso no molho, e acrescente os queijos fontina, o queijo do reino e o parmesão, Misture bem.
2- Agora pegue o papel alumínio e cubra a travessa toda, feche bem nas laterais e não deixe nenhum buraco, para que o vapor não saia da travessa.
3- Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 40 minutos.
4- Retire o papel e coloque a mozzarela por cima e leve para dourar por mais 10 minutos.
Saiba mais:
Em 2009, a Fundação Barilla Center for Food and Nutrition lançou o modelo de avaliação dos aspectos nutricionais e o impacto ambiental dos alimentos. São duas pirâmides colocadas lado a lado: uma na posição vertical (Pirâmide Alimentar com base na dieta mediterrânea) na qual os alimentos da base devem ser consumidos com mais frequência e o consumo recomendado diminui gradualmente conforme se aproxima do topo, e uma nova pirâmide invertida (Pirâmide do Meio Ambiente), com alimentos classificados de acordo com seu impacto ecológico, mostrando a relação inversa entre os alimentos recomendados do ponto de vista nutricional e seu impacto ambiental. Esse modelo de pirâmide dupla sugere um novo estilo de vida, onde a saúde humana e proteção ambiental se encaixam em um modelo alimentar sustentável: a dieta mediterrânea.
Publicidade