Napa Valley é o lugar perfeito para os amantes de vinho, por lá há mais de 400 vinícolas e a maioria muito bem sucedidas! Este sucesso todo se deve às condições do solo criado pelo oceano e o vulcão e isso é muito raro. Em Napa há mais de 1000 tipos de solo, o que gera uvas diferentes e de alta qualidade.
Muitos vão a Napa Valley apenas passar o dia, pois a cidade fica a pouco mais de uma hora de San Francisco, mas nós recomendamos passar pelo menos 2 noites por lá, pois há muito para conhecer e excelentes vinhos para degustar. Ao lado de Napa Valley também há a cidade de Sonoma que vale a pena a visita.
A hotelaria também nos deixou muito impressionados, nós ficamos hospedados primeiro no The Meritage Resort and Spa que é um hotel maior, perfeito para famílias, bem pertinho do centro da cidade e ali há um spa maravilhoso. No outro dia ficamos hospedados no Bardessono, um hotel dos sonhos e perfeito para os casais, o hotel é pequeno, tem um serviço exclusivo, carros da Lexus para os hóspedes usarem, e massagens maravilhosas. No próximo post eu irei contar os detalhes dos hotéis que nos hospedamos!


Agora falando sobre os vinhos nós ficamos encantados, pois em cada degustação que fizemos conseguimos aprender muito sobre a história, a forma correta de fazer uma degustação, ficamos “expert” em solo, nos tipos de uva, na produção e conseguimos sair ainda mais apaixonados por este mundo do vinho.
Quando estiverem em Napa o legal é reservar duas degustações por dia, uma de manhã e outra no final da tarde, para conseguir otimizar o tempo e conhecer mais vinícolas. Aqui vão as nossas sugestões de lugares para conhecer, mas não esqueçam de fazer reserva:
Robert Mondavi – A primeira visita que eu agendaria em Napa seria na famosa Robert Mondavi, este vinícola é muito tradicional, e uma das mais importantes da região. O tour ali é muito didático, então se você for um grande conhecedor de vinhos talvez seja um pouco chato, pois o guia conta um pouco sobre a região, fala sobre os solos, a idade das videiras, conta sobre o processo de engarrafamento e depois nos da uma aula completa de como degustar. O tour que fizemos chama Signature wine and casting e custa U$35,00 por pessoa. Para reservar basta entrar no site: http://www.robertmondaviwinery.com/Tasting-Options
Wine Train – No nosso primeiro dia em Napa nós decidimos fazer o Wine Train, um programa bem turístico, mas ao mesmo tempo muito gostoso para ter uma noção da região. Nós compramos o pacote que incluía uma visita ao Raymond Winery, e com certeza recomendo esta opção, o tour chama Raymond Winery. Nós chegamos no passeio as 10:30 e saímos logo em seguida de carro para a vinícola, já já falo sobre ela. Saindo de lá, voltamos para a estação para pegar o trem. Ao entrar já fomos recebidos com uma taça de vinho e o cardápio, que tinha opções muito boas. Enquanto o trem andava pela região com aquela paisagem cinematográfica, nós comemos um filé delicioso com batatas e um frango que estava divino. O passeio de trem durou cerca de 1h30 min e nós adoramos conhecer a região. O passeio custa U$189,00 E pode ser reservado pelo site: http://winetrain.com
Raymond Winery – Como falei aqui em cima, como parte do Wine Train nós tínhamos direito a uma degustação, e nós fomos levados para a Raymond Winery, que foi uma das vinícolas mais divertidas que conhecemos. Esta vinícola não tem os melhores vinhos, mas a estrutura de visita é fantástica. Ao chegar aprendemos um pouco sobre a história e depois fomos levados para a sala vermelha, como a do filme cinquenta tons de cinza. Mas no caminho havia uma corredor com diversos tipos de texturas diferentes na parede para que nós tocássemos e descobríssemos o que era cada uma. Saindo da sala vermelha fomos levados para a sala Bacarat, uma sala toda de cristal linda onde também acontecem degustações. Outro programa legal desta vinícola é que você pode criar o seu próprio vinho e rótulo engarrafar e levar para casa.
V. Satui – A V. Satui foi daquelas vinícolas que não queríamos ir embora. Primeiro porque a nossa degustação foi fantástica, nós tivemos a oportunidade de tomar vinho direto das cubas de fermentação, quando o vinho ainda não foi filtrado, é uma experiência muito diferente e deliciosa. Depois de provar 3 vinhos diferentes, nós fomos para a sala de degustação provar os vinhos mais especiais da casa. A produção da V. Satui é pequena então eles só vendem na própria vinícola ou para um clube de membros. Depois da degustação nós fomos para a lojinha comprar queijos, embutidos e sanduíches para comer ali mesmo, pois esta é a única vinícola onde há a possibilidade de fazer piquenique, por isso nossa dica é faça a degustação na hora do almoço e depois coma por lá mesmo.
Kieu Hoang Winery – Esta é uma das vinícolas mais novas de Napa Valley que pertence ao bilionário Kieu Hoang, um Vietnamita que estava em busca de áreas que trouxesse o bem estar, e foi assim que ele encontrou o vinho. Dessa forma, em busca do bem estar ele comprou a vinícola em 2014 que antes pertencia ao Michael Mondavi, filho do Robert Mondavi. A propriedade é realmente muito bonita, e os vinhos apesar de serem jovens tem um potencial muito grande para competir com os bons vinhos de Napa Valley.
Silver Trident Winery – Por ultimo mas não menos importante fomos visitar a Silver Trident, que fica em uma casa muito charmosa toda decorada com móveis da Ralph Louren, e que tem vinhos fantásticos. A vinícola fica na cidade de Yountville, que fica a apenas 15 minutos de carro de Napa, e ao lado há vários restaurantes incríveis.
A degustação é armonizada com pratos especialmente elaborados para a vinícola, e nós gostamos tanto dos vinhos que acabamos levando para casa. Outra coisa legal é que todos os móveis e objetos de decoração estão a venda na loja.