
Já fazia muitos anos que queria conhecer Marrakech, minha vontade surgiu depois de assistir a novela O Clone, e desde então planeja ir para lá, mas o que me faltava era companhia, foi então que depois que consegui convencer o Zé, arrumamos a nossa mala e lá fomos nós para o Marrocos. Nossa primeira parada foi Marrakech, que para quem não sabe está entre as cidades mais visitadas do mundo. O nome Marrakech, vem do berbere e significa “terra de Deus”, esta é a terceira maior cidade do Marrocos, ficando atrás somente de Casablanca e Rabat.
Marrakech se divide em duas, o bairro moderno e a Medina, que está cercada por muros, e possui 23 portões de acessos. O muro que fica em volta da Medina, é cheio de buracos que servem de ventilação. A Medina é um labirinto sem fim, e para muitos o interessante é se perder pelas ruelas, já outros, como o nosso caso, preferem descobrir este labirinto com um guia.
Marrakech, por ser uma cidade turística está sempre cheia, mas a época mais lotada da cidade é sem dúvida a Páscoa. Os melhores meses para se visitar Fevereiros e final de maio e entre Setembro e Novembro.
Para chegar à Marrakech, pegamos um vôo de Barcelona pela companhia aérea Royal Air Maroc, mas você pode voar direto do Brasil para Casablanca e de lá pegar um vôo para Marrakech.

O Ideal é passar de 3 noites em Marrakech para poder conhecer tudo com calma. Marrakech como eu falei parece um labirinto e essa é uma cidade cheia de histórias e monumentos. Por sugerimos pegar um Guia pelo menos um dia para conhecer bem a história dos palácios, faz toda diferença. Nós fizemos o Tour com uma guia Marroquina chamada Aziza, e foi demais, ela conhece a história do país como ninguém. O diferencial da Aziza é que ela fala 5 línguas, isso mesmo, português, italiano, francês, inglês e espanhol. Além disso a Aziza possui uma agência de viagens que organiza diversos passeios pelo Marrocos.
Como Marrakech é incrível nós preparamos uma lista imperdível com 10 coisas para fazer em Marrakech.
O que fazer em Marrakech ?
1º Dia:
1. Ver a Estação de Trem
2. Av. Mohamed VI – Comece o seu passeio andando de carro mesmo pela maior avenida do Marrocos a Av. Mohamed VI
3. Saadian Tombs – As tumbas dos reis foram descobertas 1917, e após esta descoberta as tumbas foram restauradas. A sua decoração é fantástica, lá o uso de madeira é predominante e podemos observar a arquitetura moura. O chão do palácio é inteiro de mosaico, já as colunas são de mármore italiano, e uma curiosidade é que a compra deste mármore era feita em troca de açúcar, pois na época o açúcar era muito valioso.
4. Palais de La Bahia – Este palácio foi construído no final do Séc XIX e pertencia a Ahmed ben Moussa. Este palácio funcionava como o Harém de Ben Moussa, que possuía 4 mulheres e 24 concubinas. A mulher preferida possuía o quarto mais bonito do palácio com piso de mármore , as janelas eram feitas para que ela pudesse enxergar tudo que acontecia fora do quarto, mas para que ninguém conseguisse enxergar o lado de dentro. O Castelo foi feito com madeira de berber, que era como um ar condicionado natural, já as cores do teto são todas feitas com tintas naturais, como o açafrão, para o amarelo, o verde é a menta etc.
5. La Koutoubia – Esta Mesquita possui 69 metros de altura, e é possível vê-la de grande parte de Marrakech, os turistas infelizmente não podem visitar o seu interior. Cada arco e cada fachada são diferentes.
2º Dia:
6. Jardim Majorelle – Marraquech é praticamente da mesma cor, com tons terrosos, mas o jardim Majorelle impressiona pela quantidade de plantas e árvores que por ali estão. Este jardim foi criado por Majorelle e depois de m tempo abandonado, foi por isso que Yves Saint Lourent o comprou e deu vida este jardim, transformando-o em uma das atrações mais famosas de Marrakech.
7. Medersa Ben Youssef – Esta foi uma importante universidade do século XIX, a qual possuía cursos de Teologia, Matemática e medicina. Nela incluía as salas para oração e os quartos para os alunos. A Medersa é feita em madeira de cedro, que além de ser um material muito nobre, é muito resistente. Os azulejos foram todos feitos a mão, formando um trabalho lindo e ainda há mármore de Carrara. No centro há uma fonte d’agua, e nas paredes estão escritos versos do Alcorão.
8. Museu de Marrakech – O Museu de Marrakech é daqueles lugares que vale mais a pena ir pelo seu interior do que pelas próprias obras. Ele fica dentro de uma antiga escola feminina do Século XIX, esta escola foi abandonada em 1960, e só nos anos 90 foi descoberta por Omar Benjelloun, o qual passou 4 anos reformando este antigo palácio e o transformou em museu em 1997.
9. Souks – Os souks são os mercados como antigamente, lá é possível encontrar tudo, bolsas, sapatos, muitas bijuterias, luminárias, tapetes, lenços, e o que mais sua mente puder imaginar. Os souks são muito divertidos e a ordem é pechinchar, por isso entre na brincadeira, sempre ofereça metade, ou menos da metade do preço sugerido e ai boa sorte com a negociação. Nós conseguimos fazer excelentes compras por lá, mas depois de muita conversa. O que mais ficamos impressionados, é que os vendedores só de olhar para a cara das pessoas já sabem de quais países elas são, e eles geralmente falam no mínimo 4 línguas! Sempre vá ao Souks com um guia, pois é muito fácil se perder e entrar em lojas de coisas falsas.
10. Jamaa el Fana – Esta praça é o marco da cidade e é lá onde tudo acontece. Durante o dia há alguns encantadores de cobra, quem tem medo de cobra como eu, não se assuste elas ficam paradas, há também algumas pessoas com macacos que são muito legais. A tarde vale a pena sentar no terraço dos inúmeros cafés para apreciar o por do sol e tomar um suco de laranja. Mas, é a noite que a praça “ferve”, ela fica tomada por barracas de comidas, pessoas dando aulas, dentistas, lotado de turistas e locais, ou seja uma verdadeira festa. Vale a pena caminhar pela praça tanto de dia quanto de noite.
3º Dia:
Se você estiver hospedado em um hotel com piscina, aproveite para tomar sol, descansar, ir ao Spa. Afinal os hotéis em Marrakech não são tão baratos, por isso vale a pena passar um dia só no “relax”.
Caso não tenha visto o por-do-sol na praça, aproveite o seu último dia para vê-lo e tomar um suco de laranja.

Contato da Guia Aziza:
Email: azizasantiago@gmail.com
Telefone: +212 6 65046691
E-mail para contato: viagem@dopaoaocaviar.com.br