
Cusco é uma cidade localizado no Peru, mais precisamente na região do Vale Sagrado. Historiadores dizem que Cusco, no passado, era um lago muito grande, mas nada foi comprovado. O que sabemos é que esta cidade é muito alta, e está a 3.400 metros. Cusco era o centro Inca mais importante do Peru, e em 1532 o espanhol Francisco Pizarro invadiu e saqueou a cidade. Os Espanhois queriam catequizar os Incas, e por isso construíram diversas igrejas, e deixaram a sua marca arquitetônica na cidade.
Em 1983 a Cidade de Cusco, mais precisamente o seu Centro histórico, foi considerado pela UNESCO como “Patrimônio Cultural da Humanidade”. Hoje em dia Cusco é uma cidade muito turística, principalmente para aqueles que irão visitar Machu Picchu. Agora uma dica muito importante, se você for visitar Cusco e Machu Picchu, comece a viagem por MP, pois a cidade é mais baixa! Já se você for fazer a trilha como nós (iremos falar nos próximos posts), comece a viagem por Cusco mesmo, pois você irá a lugares mais altos na viagem! Outra dica, ao chegar em Cusco não saia do hotel e queira fazer mil passeios, descanse pelo menos 2 horas, durma mesmo! Já a última dica é, este mal de altitude, que muitos falam, é bem mais psicológico do que real, pois as pessoas já vão para a viagem pensando que vão passar mal, e pelo contrário, vá tranquilo, descanse, coma coisas leves que com certeza nada irá acontecer!
Como Chegar:
A melhor forma de chegar em Cusco é de avião, saindo do Brasil não há vôos diretos, todos fazem escala em Lima. O vôo entre estas duas cidades é bem rápido.
Onde se Hospedar:
Um hotel confortável e com uma bela cama é de extrema necessidade em Cusco, pois como falamos, assim que você chegar na cidade, vai precisar descansar pelo menos duas horas.
Nós ficamos no hotel El Mercado e amamos! O preço dele é muito bom, mais ou menos 190 dólares o casal, e a sua localização é perfeita! Nós falamos tudo sobre este hotel neste post aqui.

JW Marriot – Este é o hotel mais luxuoso e antigo da cidade.
Belmond Hotel Monasterio– O hotel fica dentro de um antigo mosteiro, o seu jardim é lindíssimo e o restaurante delicioso!

O que fazer em Cusco:
Cusco como já falamos é uma cidade que possui muita história e é bem turística! Como nós fizemos uma trilha pelo Vale sagrada, nós indicamos ficar duas noites por lá, para poder conhecer tudo com calma, e visitar os belos restaurantes que a cidade oferece. Mas se você não for fazer nenhuma trilha, fique pelo menos 3 noites, para assim poder visitar as cidades mais famosas do Vale Sagrado.
O jeito mais gostoso de conhecer Cusco é sem dúvida a pé, mas se quiser conhecer um pouco da história da cidade, indico pegar o ônibus que te leva até o cristo branco.
- Comece o seu dia pela Praça das Armas, esta é a praça principal da cidade, e é muito charmosa, é ali onde ficam as duas igreja mais importantes da cidade, além disso há varias lojas de prata, e roupas típicas!
- Igreja Compañía de Jesus – Esta igreja foi erguida em 1571 em cima de um templo inca.
- Catedral de Cusco – Esta importante igreja levou mais de 100 anos para ser concluída, não deixe de entrar e observar a sua arquitetura.
- Sacsayhuaman – Infelizmente não visitamos este Sítio Arquiológico, mas quem foi falou que é imperdível e que é necessário pegar um guia para entender o local, pois hoje em dia só é possível ver 20% do que foi este lugar, já que na época colonial os espanhóis destruíram seus muros para construir casas e igrejas em Cusco.
- Caminhe pelas ruelas da cidade para observar o comércio e arquitetura da cidade!
- Pedra de doze ângulos – Ao lado da Catedral há uma pedra muito famoso que tem doze ângulos, os quais se encaixam perfeitamente nas outras pedras!
- Mercado local – Saindo da praça das Armas, caminhe mais ou menos 10 minutos até o mercado. Lá você encontrará de tudo um pouco, tem artesanato, pulserinhas, todos os tipos de milho, batata, muita fruta, e comida, é um passeio bem divertido!
- Cristo Branco – Sim, Cusco também possui um cristo, mas em versão menor do que a do Rio de Janeiro claro! O melhor jeito para se chegar lá é pegando o ônibus de turismo da cidade! De lá é possível ter uma vista panorâmica da cidade.
Onde comer:
- Chicha- Este é o restaurante do Famoso Gaston Acurio, lá são usados somente ingredientes frescos, e com certeza é o lugar ideal para provar carne de Alpaca.
- Cicciolina – Considerado um dos melhores restaurantes da cidade, este restaurante é muito animado a noite, mas atenção pois sua cozinha fecha cedo, e é necessário fazer reserva. Este restaurante é ótimo para provar a cozinha típica de Cusco.
- Green’s Organic – Infelizmente não tivemos tempo de ir ao restaurante, mas todos nos recomendaram muito!
- Papacho’s – Para comer o melhor Hambúrguer da cidade
E-mail para contato: viagem@dopaoaocaviar.com.br