O Restaurante Nerua fica na praça mais famosa da charmosíssimo cidade de Bilbao e figura em 68 lugar na lista do 100 melhores restaurantes do mundo! Realmente uma refeição por ali é algo para ficar na memória por muito tempo! Nós fomos jantar no restaurante logo que chegamos do Brasil, e depois seguimos viagem por mais 30 minutos até San Sebastian, mas uma dica é almoçar por ali e depois visitar o Museu Guggenheim, que impressiona pela sua arquitetura imponente e a cidade.
No Nerua eles buscam a ciência dos vegetais e trabalham com produtos locais da melhor maneira possível e na sua essência. Ficamos impressionados com o jantar pois não há muita invenção, ou inúmeros produtos em um prato, eles trabalham com poucos produtos mas de uma forma única.
O ambiente do restaurante também é muito legal! Logo que entramos demos de cara com a cozinha, e por ali ficamos um tempinho para comer alguns petiscos, de lá fomos para a nossa mesa que ficava em um salão todo branco e com uma grande janela de onde era possível ver o movimento da cidade!
Entrada:
Nós começamos a nossa degustação com um dos pratos mais deliciosos e intrigantes da noites, eram tomates, mas não simples tomates que comemos no dia dia. Cada um deles tinha um suco de ervas diferente dentro, e ao coloca-los na boca eles explodiam e revelavam os sabores que eram erva cidreira, manjericão e erva doce, fora isso os tomates eram muito doces!
Centoilla com suco de milho tostado
Anchova frita com quinua e sálvia, a textura e o sabor da anchova eram inpressionantes, a anchova derretia na boca. Para chegar nessa textura ela fica confitando por algumas horas no azeite, e só depois que é finalizada.
Kokotxas do bacalhau com salsa de berberecho, o bacalhau tinha uma textura gelatinosa e ficou muito saboroso com a espuma.
Prato principal:
Salsa com tinta de lula por baixo, e para trazer os vegetais e substituir o frutos do mar eles colocaram a cebolinha que da um sabor adocicado e esteticamente lembra muito a Lula. O prato é muito interessante, pois o molho sozinho é muito forte, mas quando junto com a cebola que é mais adocicada o prato fica extremamente equilibrado.
O Zé pediu uma Merluza Negra frita que estava a coisa mais deliciosa, a parte de fora era muito crocante e dentro ficou super úmido e saboroso! Eu gostei tanto que acabei comendo praticamente junto com ele.
Foie gras cozido duas vezes em baixa temperatura e finalizado na brasa, acompanha berinjela e uma raiz mais adocicada.
Sobremesa:
De sobremesa nós pedimos os deliciosos mochis, que são uns bolinhos japoneses feitos de arroz glutinoso moído e depois moldado! Os sabores eram maravilhosos, nós comemos o de crème brulée, outro feito com yuzu e semente de abóbora, um de maçã e outro de queijo, todos estavam muito bons!
Preço por pessoa (+- 100 euros).