Uma das cidades que mais gostei de visitar na Europa foi Barcelona! O clima é bem mais agradável que a maioria das cidades por aqui, além de ser uma experiência única visitar as obras de Gaudí. Barcelona tem muito a oferecer, e por isso recomendo visitar com calma para curtir os passeios.
De qualquer forma, sugiro ficar pelo menos três dias na cidade. Aliás, muitos turistas reclamam que a cidade é muito cheia, por isso, se possível prefira viajar para Barcelona em baixa temporada, para não se aborrecer e evitar encontrar fila em quase todas as atrações.
Outra dica é quando chegar à Barcelona, se quiser ter uma primeira noção geral da cidade eu recomendo o Hop on Hop off, aquele ônibus vermelho que passa pelos principais pontos turísticos da cidade.
Atrações que não podem faltar no seu roteiro:
Sagrada Família – Com certeza a Sagrada Família é a atração mais importante de Barcelona. A igreja que está em construção desde 1882, com previsão de término apenas para 2016, é uma das igrejas mais bonitas do mundo. Além das lindas fachadas esculpidas para representar importantes passagens da bíblia, o interior é repleto de simbolismos muito interessantes. Fiquei tão fascinada com a arquitetura, que fiz um post contando um pouco mais desta obra de Gaudí no Passagem Gastronômica (www.passagemgastronomica.com.br). Ah, importante mencionar que é possível comprar ingresso online (inclusive para subir nas torres), evitando assim eventuais filas.
La Pedrera (Casa Milà) – Construída como residência para a família Milà, este prédio é outra famosa obra de Gaudí, e teve como um dos alicerces principais do projeto permitir o máximo de iluminação natural nos apartamentos. Um dos aspectos mais interessantes é o telhado, que possui chaminés que se assemelham a guerreiros. Recomendo comprar ingresso online para esta atração, pois é bem concorrida.
Casa Batlló – Este prédio residencial foi construído próximo a La Pedrera, para uma das mais importantes famílias de Barcelona. A construção é toda imaginativa e possui diferentes elementos relacionados ao mundo marinho. Para comprar o ingresso online, o que é bem recomendável, acesse este link.
Park Guell – O parque Guell foi inicialmente construído como parque privado mas hoje está aberto ao público. Ele possui algumas obras de Gaudí e é bem gostoso para passear em um dia de sol.
Casa Museu Gaudi – Dentro do Park Guell vale a pena visitar a casa onde Gaudí morou até os seus últimos dias. A casa é cheia de história e tem uma arquitetura fantástica!
Mercat de la Boqueria – Este é o principal mercado gastronômico da cidade, e possui barracas que vendem os principais produtos espanhóis. Fiquei encantada com a qualidade dos produtos, principalmente das frutas, e com certeza é um passeio que recomendo em Barcelona. Vale a pena se programar para almoçar neste mercado. Depois que sair do mercado, de uma volta pelo bairro que também é muito agradável.
Catedral de Barcelona – Esta foi a primeira catedral católica da cidade, construída por volta de 1448. Apesar de não ser tão rica e opulenta quanto a Sagrada Família, a Catedral de Barcelona é muito interessante e possui uma bela arquitetura Gótica.
Fundação Joan Miró – A visita à Fundação Joan Miró é válida para os que gostam de arte moderna. Além das obras do artista Joan Miró, o museu possui várias exposições permanentes e temporárias de outros artistas.
Montjuic – Este bairro possui diferentes atrações, entre elas o parque olímpico, a fundação Joan Miró e o Museu Nacional da Catalunha. Se não tiver tempo para entrar no museu, não deixe de pelo menos subir as escadas que levam até ele para apreciar a vista e a bonita arquitetura do prédio. Outra atração que parece ser bem interessante em Montjuic é o teleférico.
Estádio do FC Barcelona – O FC Barcelona joga neste estádio desde 1957, e é um dos maiores estádios do país com capacidade para 98 mil torcedores. Além do museu do clube, é possível fazer uma visita guiada pelo túnel dos atletas e pelo vestiário.
Onde se hospedar:
Majestic Hotel & SPA – Este hotel é bem tradicional na cidade, e possui uma excelente localização. As suítes são bem espaçosas e os quartos silenciosos.
Hotel Mandarin Oriental – O Mandarin foi sugestão da Ana e do Zé que se hospedaram lá e adoraram! Tem post completo sobre este hotel no blog: https://www.dopaoaocaviar.com.br/mandarin-oriental/
Onde comer:
1. Champagneria de Barceloneta (Carres de La Reina Cristina, 7) – Este bar é super conhecido em Barcelona e lotado em razão das Cavas super baratas e, do delicioso lanchinho chamado Bocadillo. Eu gostei bastante, mas vale a ressalva que é bem cheio mesmo, então tem que ter paciência.
2. Botafumeiro (C/ Gran de Gràcia, 81) – Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, famoso pelos seus pratos de peixes e frutos do mar. Além do ambiente ser bem agradável, o serviço é muito bom e a comida deliciosa.
3. La Bombeta – (Calle de la Maquinista, 3) – Restaurante de tapas com um ótimo custo benefício. Uma ótima opção para quem estiver passeando por Barceloneta.
Além destas opções, vale relembrar as dicas de restaurantes em Barcelona que a Ana e o Zé já passaram aqui no blog:
4. Bar Cañete
5. Bar Mut
6. Can Majó
7. Comerç 24
E-mail para contato: viagem@dopaoaocaviar.com.br