O Restaurante Aqui esta coco é um dos lugares para se comer peixe mais famoso entre os brasileiros. Apesar de ser um lugar onde muitos estrangeiros frequentem, este certamente não é um restaurante “pega turista”a comida é deliciosa e o ambiente dos mais agradáveis. O que muitos turistas e locais não sabem sobre o Aqui esta coco é a história que está por trás dele. Na nossa viagem à Santiago nós tivemos a oportunidade de almoçar com ninguém mais, ninguém menos do que Coco, fundador do restaurante. Durante o almoço ele pode nos contar a história do restaurante, sua paixão pela gastronomia, disse que adora o Brasil, e de quebra ainda nos deu algumas dicas de restaurantes na cidade.
A história do Aqui esta coco é muito legal, o restaurante foi fundado em 1973 pela família de Coco, e desde então se tornou um dos melhores lugares em Santiago para se comer, encontrar os amigos, fazer um reunião e apreciar um belo vinho local. Mas, em 2008 houve um incêndio no Aqui esta coco e por isso ele teve que fechar e passar por uma grande reforma. Parece que isso só veio para beneficiar o local, que passou por uma bela reforma, com muito uso de material reciclável o que deixou o restaurante ainda mais bonito e claro. No restaurante há um peixe enorme que chama muita atenção, logo na entrada, feita inteirinho de alga, além disso há muita madeira, que é proveniente de bosques renováveis, as toalhas de mesa individuais são feitas de couro de salmão, além de serem lindas, elas não precisam ser lavadas toda vez, o que reduz o consumo de água. O restaurante ficou totalmente renovado em 2010 e como disse, melhor do que nunca!!
Para o nosso almoço o Coco pediu diversas entradinhas e pratos para que a gente pudesse compartilhar. Uma dica que podemos dar é, se quiser comer a famosa Centolla de Santiago como no Aqui esta coco e não no Mercado Central, porque além de ser mais barata, o ambiente é muito mais agradável!
Entrada:
Nós começamos o nosso almoço com as autênticas empanadas recheadas com um saboroso creme de camarão. As empanadas estavam muito crocantes e o recheio bem saboroso.
Depois comemos um dos melhores ceviches que já provamos! Eram quatro tipos de ceviche, um de polvo com azeitona, outro de salmão com cebola roxa, outro com camarão e polvo e o último era um mix de vieira, polvo e camarão! Todos os ceviches estavam incríveis, o tempero deles era muito equilibrado, o que fazia com que todos os sabores aparecessem, além disso os peixes estavam bem macios!! Nós amamos, para ficar melhor ainda pedimos um vinho branco para acompanhar o prato.
Prato Principal:
Um dos pratos mais pedidos na casa e o Congrio com batatas fritas, este prato é realmente maravilhoso!! O congrio é frito e envolto por uma crosta bem fininha e crocante, por dentro o seu interior se mantêm úmido, a carne do congrio é bem branca e muito suculenta! As batatas fritas são cortadas e fritas na hora, o que faz com que seu interior seja mais crocante e o interior mais cremoso, essas são as verdadeiras batatas fritas!
Sobremesa:
Para a sobremesa não resistimos e pedimos logo duas sobremesas, escolhemos duas coisas bem típicas do Chile, que não encontraríamos em outro lugar. A primeira sobremesa foi um maravilhoso Crème Brûlée feito de lúcuma, que é uma fruta originária do Peru, com um saboroso único. Esta fruta é geralmente usada para elaborar sobremesas, e por isso ela casou perfeitamente com o Crème Brûlée.
A última sobremesa foi sem dúvida a nossa preferida, ela era feita com suspiro e um delicioso creme de atemoia. A Atemoia é uma fruta típica do Chile, mas nós encontramos muito aqui no Brasil também! Esta foi a segunda vez que eu comi uma sobremesa com ela e amei, o interessante é que a sobremesa não fica muito doce e o sabor é totalmente inusitado!
Depois desse almoço delicioso, só falta um cafezinho para fechar com chave de ouro!!
Muchas Gracias Coco!!
Chile – Santiago
Endereço: Calle la Concepcion 236, Providencia
Telefone: +56 2 235 8649
E-mail para contato: viagem@dopaoaocaviar.com.br