A Champagne Cheers!

Muitas pessoas têm um certo receio de beber vinho em copo errado. Algumas, dizem que a escolha do copo , não faz diferença. Mas faz sim, toda a diferença.

Eu mesma achava ( há muuuuuitos anos atrás, antes de aprender a degustar) que tanto fazia , você beber em uma taça de “pé” pequeno, ou em taças coloridos.

Nas taças coloridas, ou mesmo aquelas que tem desenhos ,você não consegue visualizar o vinho que esta bebendo, chamada parte sensorial, não consegue fazer uma análise mais profunda. É bacana estas taças coloridas para uma decoração ou em um ambiente informal, onde ninguém estará preocupado em fazer uma análise técnica. Por isto que as taças devem ser brancas e transparentes. Tomem cuidado quando forem lavar as taças, é bom usar uma esponja só para este fim, tirem bem o detergente, se possível passem um papel toalha com alcool em cada uma antes de usá-las.

As taças são formadas de 2 partes: o bojo ( corpo do copo) e a haste ( pé do copo). O bojo lhe fornece toda a oxigenaçã0 para o vinho circular no copo ( por isto que não se deve encher a taça até a boca). A taça libera os aromas do vinho, tanto no nariz quanto na boca.

Às vezes as pessoas acham que é frescura , mas não é.

 

Taça de pé pequeno

Taça de pé pequeno

Taças Coloridas

Taças Coloridas

Certa vez ,fui à uma palestra de degustação de vinhos em diferentes copos. Na verdade foi um exercício de olfato. Nos deram vários copos, inclusive copo de cafezinho de plástico. Para se ter uma ideia da complexidade desta degustação, o mesmo vinho que foi colocado no copinho( não tinha aroma nenhum) , quando chegou nas taças de cristal, o aroma do vinho era maravilhoso e na boca então nem se fala. Vale a pena fazer este teste em casa. Tente fazer com um vinho de bom nível.

Quem ministrou a palestra foi o George Riedel. Sua família está no ramo de taças para vinho há 250 anos, a fábrica fica na Áustria, em Bohemia. É impressionante a qualidade do cristal e as diversas formas que suas taças possuem. Eu poderia ficar falando aqui “horas “, mas vocês podem entrar no site da Riedel e se deliciarem com sua história e demais informações: www.riedel.com.

Existe um grande número de tipos de taças. Vai depender de quanto se quer gastar com elas. Os preços variam de R$ 20,00 até R$ 143,00 ( uma taça Riedel ).

Como falei , há inúmeras taças para os vários tipos de uvas, cada uma com sua abertura de bojo. Mas na minha opinião podemos ter 3 tipos de taças, para começar : uma para vinho branco,uma para espumante e outra para vinho tinto . Existem pessoas que gostam de ter uma taça para vinho tinto da região de Bordeaux e outra taça para vinho tinto da região de Borgogne. Mas não vejo necessidade, há menos que se queira brincar com as diferentes uvas e vinhos das diversas regiões.

Há várias opções de marcas de taças, tais como: Spiegelgau e Nachtman ( do grupo Riedel também) , Hering e Strauss ( brasileiras), Bohemia ( Checa), Schott Zwiesel ( Alemã), Luminarc Millesime e Arcoroc Tulipe ( França).

Exemplos de taças:

tacas-de-vinho-do-pao-ao-caviar

Agora é com vocês……Tim , Tim!