Se tinha uma viagem que estava no topo da nossa lista de destinos era a Rota romântica na Alemanha. Para quem ainda não conhecem, esta rota passa por 28 cidades entre Fussen e Wurzburg, em uma estrada linda com muitos castelos, cidades medievais e beleza Natural! O curioso é que estrada foi criada em 1950 por agentes de viagem, a fim de especificar a estrada no sul da Alemanha, entre os estados da Baviera e Baden-Württemberg.

Rothenburg

Rothenburg

Nós tínhamos o sonho de fazer esta rota por inúmeros motivos, o primeiro deles era poder alugar um carro e andar sem limite de velocidade na Autoban, depois queríamos muito conhecer os castelos que serviram de inspiração para alguns filmes da Disney, e por último os hotéis na rota são lindos!

Eu vou deixar um mapa com todas as cidades da rota romântica para vocês se localizarem.

Rota-Romantica-Alemanha-Mapa

Tem que alugar carro? Como são as estradas?

Na nossa opinião alugar um carro é imprescindível nesta viagem, as estradas são lindas, há muitas cidades para conhecer e desta forma você fica livre para parar onde quiser e ficar o tempo que quiser em cada destino.

Nós alugamos o carro em um site chamado Mobility Cars, e você pode acessar clicando neste link, no site há diversas companhias de aluguel de carro e nós optamos pela Avis.

Estrada romântica/Romantische Straße.

Estrada romântica/Romantische Straße.

Quanto a velocidade nas estradas da Alemanha, não pense que em todo lugar é sem limite, isto só funciona em alguns pedaços da Autoban, onde a placa de velocidade se mostra cortada, já nas estradas que margeiam a rota romântica, há limites sim, e muitos radares!

Uma dica importante para seguir na estrada da rota, já que não existe a delimitação Rota Romântica nos mapas é sempre colocar como próximo destino no Google maps as pequenas cidades da rota, assim você sempre estará nas pequenas estradas denominada Romantische Straße.

fussen

Quais cidades fizemos? Quantas noites ficar?

Fussen

Fussen

O Ideal é fazer a rota romântica entre 5 – 7 noites para poder fazer tudo com calma, aproveitando a paisagem, gastronomia e hotéis. Nós ficamos 4 noites, pulamos a última noite pois começou um temporal na Alemanha e assim antecipamos a nossa ida para Paris.

castelo cinderela

Vamos lá vou mostrar quais cidades ficamos, e quantas noites são ideias para cada uma delas, claro que você pode adaptar para o seu roteiro!

  • Schwangau/Fussen – 2 noites, foi perfeito!
  • Augusburg – 1 noite, foi o suficiente.
  • Rotheburg – Ficamos 1 noite, teríamos ficado 2 noites para conhecer mais as cidades ao lado.
  • Wurzburg – 1 noite para fechar a rota romântica, nós pulamos esta parada porque estava chovendo muito e por isso não conseguiríamos aproveitar a cidade. Mas com certeza essa última parada vale muito a pena.

O que fazer em cada cidade e onde dormir?

Schwangau/Fussen:

Onde se hospedar em Schwangau?

Como estávamos em Munique a nossa primeira parada na rota foi na cidade de Schwangau que fica ao lado de Fussen! Nós preferimos nos hospedar nesta cidade por dois motivos, o primeiro deles foi o Das Ruebezahl, o hotel mais incrível da viagem e o segundo motivo foi a paisagem natural e castelos que ficam aqui! Muitos se hospedam na cidade vizinha chama Fussen, mas nós achamos a cidade bem pequena e com poucos atrativos.

O que fazer em Schwangau/Fussen:

  • Visitar o Schloss Neuschwanstein foi muito emocionante, este foi o castelo que serviu de inspiração para o castelo da Cinderela na Disney! Nós não visitamos o castelo por dentro pois ele não é tão grandioso quanto por fora.
    Para chegar nele você pode fazer uma caminhada de 30 minutos, que foi o nosso caso, ou fazer uma subida de charrete que é bem mais rápido!

castelo fussen

  • Saindo do Schloss Neuschwanstein  visite a ponte Marienbrücke, a vista é espetacular!! Essa ponte liga dois desfiladeiros e está a 92m de altura, sobre uma cascata. Para chegar na ponte você também pode ir caminhando ou pegar um ônibus.
  • Castelo de Hohenschwangau – foi a residência de infância do Rei Luís II da Baviera, e também é possível visitar
  • Ao lado do castelo de Hohenschwangau há um lago lindíssimo chamado Alpsee bei Schwangau, com um tom de azul intenso e árvores lindas em volta.
  • Fussen: Com certeza você tem que visitar esta pequena vila alemã, parece que você voltou no tempo com todas aquelas casinhas coloridas, um castelo lindo na cidade e muitas lojinhas com coisas típicas alemãs.

fussen-9

Onde comer em Schwangau/Fussen:

  • Dentro do hotel Das Ruebezahl há dois restaurantes o Luis II com uma gastronomia mais contemporânea usando ingredientes locais, e o Gams & Gloria que tem uma estrela no Guia Michelin.
  • Na cidade de Fussen há um restaurante imperdível de peixes chamado Il pescatore, é a melhor opção da cidade.
  • Schlossbrauhaus Schwangau: Esse restaurante serve comida típica da região e é delicioso! Fica ao lado do castelo!

Augusburg: 

Nossa segunda parada na rota romântica foi na cidade de Augsburg! Ficamos impressionados com o tamanho da cidade, é bem grande diferente das outras que visitamos.

Onde se hospedar: Hotel Drei Mohren – Sem dúvida o melhor hotel da cidade, fica bem no centro, na rua principal e com dois restaurantes incríveis dentro.

Onde comer: 

Nós jantamos no restaurante Maximilian’s que fica dentro do Hotel Drei Mohren , o melhor hotel da cidade!

A comida estava impecável assim como os vinhos! Eu pedi um entrecot que vinha com spätzle feito com muito queijo e cebola frita, prato muito típico da bavária. O Zé provou o pato, no ponto perfeito! Quem estiver na cidade vá conhecer

O que fazer: 

Sinceramente essa foi a cidade que menos gostamos da viagem, ela é muito grande, e tem um centrinho bonito assim como nas outras cidades. Porém esta é uma parada estratégica na rota. Nós usamos a parte da manhã para andar pelo centro antigo e já saímos de lá na hora do almoço.

augusburg_

Rothenburg: 

Rothenburg, na minha opinião a cidade do conto de fadas! Que cidade mais charmosa e encantadora! Sem dúvida valia a pena ficar duas noites aqui!

Onde se hospedar em Rothenburg: 

Nós ficamos hospedados no ultra charmoso Herrnschloesschen , nós descobrimos este hotel pela avaliação altíssima que ele tinha dos hóspedes! Nós amamos este lugar, o hotel tem apenas 8 quartos, um diferente do outro, quando você chega você é recepcionado pelos donos do hotel, um casal muito querido que faz de tudo para você ter uma recepção calorosa!

Sobre a localização, o hotel fica dentro da muralha , e na rua principal, ou seja, todos os atrativos da cidade estão a poucos passos de distância! Como esse hotel foi muito especial, escrevemos um post só para ele aqui.

O que fazer em Rothenburg:

Em Rothenburg há um passeio muito divertido para fazer que é o Free Walking tour, como o nome já diz é um tour guiado gratuito e no final você da uma gorjeta para o Guia! Escolha o horário em inglês e aproveite para conhecer a cidade.

Além do Tour o que a gente recomenda fazer é:

  • Visitar os mercados e lojas de Natal que funcionam o ano todo, é uma loucura!
  • Caminhar pelas muralhas da cidade, no total são 4km de passeios com muitas informações pelo caminho. O legal é que você não precisa fazer todo o trajeto pois há inúmeras entradas e saídas.
  • Prefeitura da cidade (Rathaus), todos os dias você pode subir na torre da prefeitura para admirar a vista da cidade.
  • Marktplatz, ao lado da prefeitura fica a praça mais famosa da cidade com as suas casinhas coloridas e muitas lojinhas.
  • Passear pelo Burggarten
  • Plönlein – a bifurcação mais famosa da cidade, onde fica a casa que inspirou a casa do pinóquio.
  • St James’ Church – A principal igreja gótica da cidade,  levou mais de 170 anos para ser concluída e é um dos cartões postais da cidade,

rothenburg cidade-2

Plönlein

Plönlein

mercado de natal_

Onde comer em Rothenburg: 

 Getränke Göbel: Um dos restaurantes mais fofos que visitamos na viagem! O Getränke Göbel fica no centrinho de Rothenburg e aqui é excelente para comer carne de porco, e as linguiças!! Tudo estava maravilhoso. A conta deu 35,00 euros para os dois.

  • No último dia decidimos fazer um almoço rápido em uma loja de salsichas que descobrimos bem no centrinho e amamos!! Compramos dois cachorros quentes, uauuuu que salsicha e mais alguns embutidos e comemos na rua mesmo! O lugar chama-se Die Metzgerei Erich Trumpp.

rothenburg food

Quais cidades visitar na rota romântica:

  • Fussen
  • Ausburg
  • Rain
  • Schillingsfürst
  • Rothenburg
  • Dinkeslsbuhl
  • Weikersheim
  • Wurzsburg

Você pode pedir o seu chip para viagem internacional neste link aqui: https://www.viajeconectado.com/

Viaje Conectado

Seguro Viagem 

Fazer o seguro viagem é essencial e obrigatório para a maioria dos países. Quando viajamos, geralmente, procuramos o seguro com melhor preço – as coberturas tradicionais são bem semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de diversas segurados. A contratação é online e você recebe a apólice por email. Use o código DOPAOAOCAVIAR5 para garantir 5% de desconto :)

Obs: Você não paga nada a mais usando este link do Seguros Promo, na verdade você ganha desconto e ainda nos ajuda a manter o blog ativo gerando um comissionamento para nós.


Seguros Promo