foto 5(5)

[receita]

Tronco de Natal

Ingredientes:

 

Para a massa:

– 1 embalagem de Mistura para Pão de Ló Fleischmann (450 g)

– 5 ovos (300 g)

– ½ xícara (chá) de leite (100 ml)

– 1 colher (chá) de canela em pó (2 g)

Para a ganache:

– 500 g de chocolate meio amargo picado

– 1 e ½ xícara (chá) de creme de leite (300 ml)

– 2 colheres (sopa) de rum

­­- 1 e ½ xícara (chá) de nozes trituradas (165 g)

Para montagem e decoração:

– 1 pote de geleia de framboesa (320 g)

– Frutas vermelhas (cereja, framboesa, morango, mirtilo e groselha)

– Marzipan

Chocolate em Pó Fleischmann

Preparo:

Comece pela massa: em uma vasilha, misture todos os ingredientes e bata por 5 minutos ou até obter uma textura homogênea.

Forre 2 assadeiras para rocambole (19 x 38 cm) com folhas de papel manteiga e despeje a massa sobre elas. Com a ajuda de uma espátula, espalhe a massa para nivelar. Finalize colocando mais uma camada de papel toalha e apertando levemente, para que fique em contato com a massa.

Leve para assar em forno pré-aquecido 180 ºC por cerca de 10 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia limpo e seco. Assim que sair do forno, retire todos os papeis toalhas do pão de ló ainda quente: puxe com cuidado com as pontas dos dedos. Deixe esfriar.

Enquanto isso, prepare a ganache: em uma vasilha refratária, misture o chocolate e o creme de leite e leve ao micro-ondas em potência média (50%) por 3 minutos, misturando a cada 30 segundos, até que o chocolate derreta por completo. Junte o rum e mexa até ficar homogêneo. Divida o creme em 2 partes, misture as nozes em uma delas e reserve o restante para a decoração.

Monte o tronco: abra uma tira de plástico filme na bancada de trabalho, disponha uma das massas de pão de ló sobre ela e um plástico por cima, passe um rolo para compactar levemente a superfície e descarte o plástico de cima.

Sobre a massa compactada, passe uma camada fina de geleia e, sobre a geleia, espalhe uma camada da ganache com nozes.

Levante a massa com a ajuda do filme plástico que estava sobre a bancada, e vá empurrando a massa para enrolar como um rocambole. Embrulhe com o filme plástico, torça bem as extremidades para manter o formato e leve para a geladeira para firmar, por cerca de 10 minutos.

Repita o processo com a massa restante.

Desembrulhe os rocamboles, disponha-os em uma travessa de serviço e cubra com a ganache reservada. Espalhe com a ajuda de uma espátula ou o fundo de uma colher. Corte cada tronco na diagonal na altura de 1/3, para formar os respectivos galhos. Coloque cada base sobre o prato em que for servir e risque com um garfo formando uma textura de tronco, posicione cada galho em seu tronco e decore com o garfo da mesma forma, para que fique com textura amadeirada. Coloque na geladeira para firmar por 10 minutos.

Decore cada tronco com as frutas vermelhas e, com o marzipan, modele cogumelos. Com uma peneira fina, polvilhe o chocolate em pó. Sirva gelado.

Tempo de preparo: 45 minutos

Rendimento: 2 troncos (12 a 14 porções).

Variações:

– Substitua o rum da ganache pela mesma quantidade de café passado ou licor de laranja.

– No lugar das nozes, utilize amêndoas ou avelãs.

– Combine outras geleias ácidas para fazer o recheio, como a de laranja, a de damasco azedo ou a de frutas vermelhas.

 

Técnica:

Forrar e sobrepor a massa com papel serve para não formar casquinhas dourada na massa, de modo que permaneça flexível para enrolar com mais facilidade.

[/receita]

foto 3(6)