Fala pessoal, tudo bem ? Espero que tenham gostado da sobremesa que postamos na semana passada!!!
Hoje vamos falar sobre uma receita que peguei no Blog do Richie que apesar de fazer arquitetura acaba se dedicando bastante as receitas de doces e alguns salgados em A Cozinha Coletiva. A receita escolhida foi a S’more Pie que leva base de bolachas, recheio de chocolate e cobertura de Marshmallow tostado, excelente para fazer para a amiga, namorada ou esposa enquanto assiste um filme nesse domingo chuvoso.
Então vamos lá…. A massa é a primeira a ser feita com 200gr. de Bolachas Maria triturados no liquidificador, 1 colher de sopa de farinha de trigo e 2 colheres de chá de canela em pó e depois adicionados para ser misturado com a mão, 100gr. de manteiga derretida e entre 6 a 8 colheres de sopa de água, deixando a massa com textura de areia molhada, podendo ser compactada com a mão sem esfarelar.
Preencha um refratário de 23cm ou forma de fundo falso caso queira desenformar, reserve na geladeira enquanto prepara o recheio;
Para o Recheio de chocolate:
Pré aqueça o forno a 180º, coloque o chocolate meio amargo (210 gr) picado em uma tigela, leve o creme de leite (1 xíc) ao fogo baixo para ferver, despeje sobre o chocolate picado e deixe descansar por 1 minuto, misture sem bater para deixar o creme homgêneo, incorpore uma pitada de sal e 1 ovo. Despeje a mistura sobre a base da torta e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos até o recheio ficar firme nas laterais mas mole no centro, no estilo dos Brownies ou Petit Gateau, retire do forno e deixe esfriar por 1 hora em grade suspensa acelerando o processo.
Para o Marshmallow você vai precisar de 3 claras, 1 xícara + 1 colher de sopa de açúcar, misture e leve para esquentar no microondas de 20 em 20 segundos, até derreter o açúcar e não sentir mais os grãos, tomando cuidado para não passar do ponto e virar uma omelete de clara doce. Retire do microondas e ainda quente bata na batedeira até o ponto de suspiro.
Quando pronto, cubra a torta e termine levando ao forno com dourador ou usando um maçarico que deixará uma crosta no estilo Brullè.
Neste dia acabei servindo com sorvete de Morango da Häagen Dazs, mas também valem outros sabores para completar a torta que na minha opinião é muito boa mas falta alguma coisa… Pensei em colocar umas lascas de amêndoas entre o chocolate e o Marshmallow ou Marzipan… O que acham ?
Beijos;
Lazanha