deserto do sahara_

Passar a noite no Deserto do Saara é um dos passeios mais imperdíveis no Marrocos. Nós decidimos de última hora fazer este passeio e ficamos muito felizes por ter tido esta experiência. Tudo começou em Ouarzazate, quando o gerente do Ksar Ighnda, o Mohamed, falou que tínhamos que dormir no deserto, ele nos avisou que as tendas no deserto eram muito simples, então nós achamos melhor não ir, mas como ele insistiu acabamos falando que iríamos!!

deserto do sahara_-16

De Ouarzazate para Merzouga foram 6 horas de carro, a estrada confessamos que é muito chata, pois é uma reta só, sem mudar a paisagem, então foi bem cansativo. Se você poder gastar um pouco mais, vale a pena pegar um motorista, pois é mais confortável! No meio da estrada, nós decidimos para para tirar foto, e acreditem se quiser, nosso carro atolou, então entramos na estrada e começamos a pedir ajuda, os marroquinos são muito solícitos e rapidinho pararam para nos ajudar. No meio de toda confusão passou o carro de um Sheik que era maravilhoso!!

Passar a noite no Deserto do Saara

Depois de 6 horas chegamos ao nosso hotel, o Xaluca, que é uma rede de hotéis no Marrocos. Assim que chegamos no hotel, deixamos o nosso carro estacionado ali, fizemos uma mochila com uma necessaire de banheiro e casacos, só! A estrutura do hotel serve como base, para tomarmos banho, deixarmos a mala e comermos o café da manhã.

Bom o nosso passeio começou com a gente pegando os camelos, e passeando 2 horas para chegar até a tenda. O passeio é feito no final do dia para que a gente possa ver o anoitecer no deserto. Confesso que da um pouco de aflição andar em um deserto escuro, pois parece que estamos perdidos, mas a sensação de paz, tranquilidade e o silêncio deste lugar são maravilhosos e superam o medo. O que achamos mais impressionante, é que o guia se localiza no deserto apenas com a sua memória, pois não há GPS, luz, nada, ele faz essa caminhada diariamente, por isso sabe todo o caminho!

Nosso guía do deserto

Nosso guía do deserto

Passar a noite no Deserto do Sahara  3

Depois de 2 horas em cima do Camelo chegamos no nosso acampamento no meio de um Oasis! Lá há apenas 10 tendas, que são confortáveis, com colchão, muitos tapetes, e cobertores para ninguém passar frio. Como eu falei o acampamento é simples, mas muito bem organizado, lá o banheiro é comunitário, e não pode tomar banho, pois não há água suficiente no meio do deserto. Então o banho fica para o dia seguinte no hotel Xaluca, ok?

deserto do sahara_-15

Chegando no acampamento conhecemos diversas pessoas do mundo todo e ficamos conversando muito tempo, essa interação é super legal! Depois de um tempinho fomos para a tenda onde é servido o jantar. Uma boa dica é, compre um vinho antes de sair do hotel, e leve-o para o deserto.

Depois do jantar, aproveite para ver o céu todo estrelado e depois vá dormir, pois todos acordam bem cedo para ver o nascer do sol. A nossa noite no deserto foi perfeita, não há barulho nenhum, somente da para escutar o vento e os pássaros! Quanto ao frio, nós fomos em Abril, portanto o tempo estava super agradável a noite, mas não esqueça de levar um casaco.

deserto do sahara_-14

No dia seguinte acordamos bem cedo para ver o nascer do sol e podemos dizer isso fez tudo valer a pena!! O nascer do sol é maravilhoso e inesquecível. Muita gente acorda bem cedo e escala a grande duna para ver o sol bem do alto, mas isso depende do quanto você quer andar. De todos os lugares o visual é perfeito.

As pessoas subindo na grande duna

As pessoas subindo na grande duna

deserto do sahara_-11

deserto do sahara_-10

deserto do sahara_-4

deserto do sahara_-3

Depois de ver o nascer do sol, pegamos os nossos camelos e voltamos para o hotel, foram mais duas horas para voltar. Nós achamos o máximo poder ver o deserto tanto no entardecer quanto no amanhecer.

deserto do sahara_-13

Passar a noite no Deserto do Sahara 2

deserto do sahara_-18

deserto do sahara_-20

deserto do sahara_-19

deserto do sahara_-17

deserto do sahara_-12

cópia de Deserto do Sahara-7

Chegando no Xaluca nós tomamos café da manhã, um belo banho e partimos para Fez.

Nós amamos o nosso Passeio no deserto do Saara, e acredito que todos que forem ao Marrocos devem ter esta experiência. Como mostramos o caminho para chegar até Merzouga é longo, mas o esforço vale a pena. O acampamento é bem simples, mas é uma experiência única na vida.

deserto do sahara_-4

Como nós fomos com o nosso carro alugado até Merzouga, nós pagamos apenas 70 euros cada um pelo passeio completo, as duas horas de camelo, a tenda para dormir, o jantar, café da manhã e banho, achamos o preço muito justo e a estrutura boa.

Se vocês precisarem de ajuda para organizar o passeio no deserto falem com o Mohamed: ksar.ighnda.net@gmail.com

Obs: Todas as fotos foram tiradas com a nossa Canon 6D comprada na Detona Shop – http://www.detonashop.com.br

E-mail para contato: viagem@dopaoaocaviar.com.br