Haia é outra cidade encantadora no interior da Holanda, apesar da capital do país ser Amsterdam, poucas pessoas sabem que é aqui onde situa-se o governo do país. Chegar em Haia é fácil, pois a cidade fica a menos de uma hora de viagem de carro de Amsterdam, outra boa opção é pegar o trem que leva 1hr e 15 min.

haia-11

Veja também o post da cidade de Utrecht

Nós chegamos bem cedo em Haia e fomos tomar café da manha no Lola bikes and coffee, o dono desse café teve a ideia de uni-lo com uma loja de bicicletas, e lá virou o point da cidade onde as pessoas deixam por lá suas bicicletas e todos os dias de manhã passam para tomar um cafezinho e sair. IMG_1799

Nós ficamos hospedados no hotel Parkhotel Den Haag, que está localizado bem no centro antigo da cidade. Eu achei ótimo, é um hotel 4 estrelas que está todo reformado, bem caprichado, com bom atendimento. O quarto que fiquei hospedado não era grande mas era bem aconchegante, tinha uma varanda que dava em um lindo jardim. O café da manhã é delicioso, cheio de opções frutas, pães, cereais, sucos e etc… A localização é perfeita para fazer tudo a pé, fica ao lado do Palácio Noordeinde e vários restaurantes e bares.

Depois saímos para fazer um tour pela cidade, vou listar algumas das coisas mais interessantes para ver.

haia-10

Palácio Noordeinde – Esse é o “coração de Haia”, a sede oficial do Rei da Holanda. O palácio não é aberto ao público, mas você pode visitar os belos jardins do palácio e os estábulos reais onde ficam as carruagens.IMG_1806

Museu Mauritshuis – Localizado em um palácio do século 17, que foi construído pela ordem do conde Mauricio de Nassau, que foi chamado de o Brasileiro, por ter passado parte de sua vida em Recife como governador dos domínios conquistados pela Holanda. Tem o maior número de obras-primas por metro quadrado dos Países Baixos. O museu abriga uma coleção mundialmente famosa de pinturas da época dourada holandesa. Uma das obras mais famosas que está no museu é a “Mona Lisa holandesa”  Garota com Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer.IMG_1813

Museu Gemeentemuseum Den Haag – O museu tem a maior coleção de Mondrian do mundo, que inclui a famosa obra Victory Boogie Woogie. Também encontramos obras de vários outros artistas como, Monet, Kandinsky, Van Gogh, Picasso, Dumas, Constant, Francis Bacon e Louise Bourgeois e muitos outros reunidos em um só lugar. Imperdível para amantes de arte.

haia-14

Het Binnenhof – Ao longo dos anos, Het Binnenhof, tem sido o centro da política na Holanda. Todas as questões políticas e assuntos de Estado foram e ainda são discutidas aqui. Vale a pena fazer uma visita pelos prédios de Het Binnenhof para conhecer melhor sua história, é indicado fazer uma reserva antecipada.

Holanda-6
haia-13

Comer o famoso arenque – É uma das coisas mais típicas de Haia, o pessoal lá nos disse que ele tem que ser comido inteiro de uma vez só. É um peixe de gosto forte, eles colocam um pouco de cebola crua junto e fica bem gostoso.Holanda-7

Madurodam –  A cidade em miniatura, é um ponto imperdível de Haia. Lá você encontra miniaturas representando inúmeras coisas que tornam a Holanda única, como os campos de tulipa, palácios, castelos, moinhos, rodovias, aeroportos… etc. Eu tenho algumas fotos dos meus pais por lá quando ainda eram jovens, algumas partes continuam exatamente iguais, mas o parque vem renovando todos os anos com novas atrações. É incrível de ver a atenção a todos detalhes da construção das miniaturas, elas ficam perfeitas.

O Mercado de Haia (Haagse Markt) é o maior mercado ao ar livre na Europa. O Mercado de Haia está localizado na rua Herman Coster. Você encontra de tudo aqui somente às segundas, quartas, sextas e sábados. Aproximadamente 25.000 pessoas passam por lá diariamente.

Vida noturna – Haia é o lar de uma noite vibrante e provavelmente você encontrará algo acontecendo todos os dias. No centro da cidade e perto do Mauritshuis são os lugares mais animados, com vários bares.

Catch by Simonis – Foi onde jantamos, o restaurante era uma ótimo, tinha uma vasta oferta de frutos do mar frescos. O restaurante fica no porto e tem uma linda vista para o píer com vários barcos e o sol se põe atrás dos barcos, no verão isso acontece umas 22:00.

IMG_1838

Boa viagem!!