IMG_5093

Este ano o Zé foi convidado para uma expedição à Belém com a Fartura, um projeto incrível que tem como objetivo conhecer a gastronomia local de cada estado do Brasil! E agora nós fomos novamente convidados para conhecer o evento Festival Fartura, uma feira onde eles juntaram gastronomia e cultura em um só lugar! A experiência foi maravilhosa, e as comidas melhores ainda! Foi muito legal poder conhecer um pouco da nossa gastronomia representada por chefs que vieram do Brasil todo para cozinhar para 10.000 pessoas, isso mesmo, era muito gente!

A organização do evento foi algo que nos impressionou muito! Haviam muitas famílias, casais, muitas crianças, amigos e todos se divertindo muito ao som de diversas bandas, aprendendo bastante nas aulas de gastronomia, aproveitando os vinhos vendidos no local, as belas cervejas e claro muita comida! Ao chegar no evento havia um mini mercado onde eram vendidos vinhos à preços muito atrativos, e aquelas sacolinhas para colocar gelo e manter a bebida bem gelada, durante os dois dias de evento só se viam estas sacolinhas de um lado para outro que o pessoal aproveitou para espantar o calor.

Brigadeiro da dona Nena

Brigadeiro da dona Nena

Outra coisa bem legal foram as aulas de gastronomia, nós fizemos uma aula de peixe com açaí do Belém, uma aula de pão, outra de queijo, alguns amigos fizeram as aulas práticas, onde você literalmente colocava a mão na massa, e tudo isso sem pagar nada! As aulas foram oferecidas pelo Senac, mas os chefs vieram do Brasil todo!

FullSizeRender-20

Cronut de rabada com tutano

Agora a comida estava um caso de amor a parte, todos os pratos muito bem feitos, utilizando ingredientes locais de cada região do Brasil, e por lá também estavam grandes nomes da gastronomia brasileira como a Lia Quindere da Sucre, Manu Bufara do restaurante Manu, Ariani do Mahalo (Cuiabá), Onildo Rocha de João Pessoa, dentro outros! Os pratos custavam R$25,00, e os petiscos R$5,00.

IMG_5169

Arroz de cabrito

Ainda sobre comida, havia um espaço por lá chamado Cozinha ao Vivo, onde o Jorge Aita veio de Porto Alegre para preparar um Costelão Fogo de Chão tradicional, feito com costelas fincadas no chão e assadas por mais de cinco horas. Esta muito bom!!

IMG_5210

Por fim, os apaixanaods pelos queijos mineiros ainda podiam comprar os produtos ali mesmo na feirinha, nós compramos diversos tipos de queijos, embutidos, queijo de cabra frescal, geléias e claro muito doce de leite!

IMG_5168

O Festival Fartura é sem dúvida imperdível! Então fiquem ligados nas datas, pois o evento acontece em Tiradentes, BH, Porto Alegre e Fortaleza!

IMG_5181