Fala pessoal, to em uma correria com o trabalho e por isso sumi por um tempo, mas logo mais teremos uma periodicidade para os Posts…

Enquanto a Ana está aproveitando com o Zé o calor da Europa:

instagram @dopaoaocaviar #dopaoaocaviar

instagram @dopaoaocaviar #dopaoaocaviar

 

eu estou nesse dia chuvoso e gelado de São Paulo entre uma reunião e outra mas agora consegui um tempo em um café para postar a receita da torta de Banana que já foi pedida por diversas vezes…

 

Torta de Banana e Doce de Leite com Ganache de Chocolate

Torta de Banana e Doce de Leite com Ganache de Chocolate

Eu não costumo seguir muito a receita pois nunca tenho anotada e homem só tem padrão de receita para uma coisa: churrasco! Se não é hora de colocar o o sal grosso, nem encosta na carne! hahaha… Então sempre acabo adicionando um ingrediente ou outro mas tentando não esquecer nenhum! Esta foi a última versão que fiz para depois de um churrasco na fazenda de um amigo e deu certo !

Ingredientes:

1 pacote de bolacha maisena
1 colher de sobremesa de Canela em pó
200gr. de manteiga (ponto de pomada)
800ml. de creme de leite fresco (200ml para a ganache e 600ml para o creme)
200gr. de chocolate meio amargo ou amargo
1 pote (aprox. 350ml.) de Doce de Leite
1 dúzia de bananas

Preparo:

Bata as bolachas no liquidificador, não muito para não virar farinha, ela tem que ficar um pouco granulada, adicione a canela e misture com a manteiga em ponto de pomada até obter uma textura de areia molhada, se achar que ainda está seca pois isso muda de manteiga para manteiga por conta da gordura, adicione mais aos poucos ou se preferir umedeça também aos poucos com água morna sem perder o ponto.
Espalhe pela base e laterais de uma forma de 23cm, nesse dia a forma era maior então a borda ficou mais baixa.
Leve ao congelador

Para a Ganache: Leve 200ml do creme de leite ao fogo para aquecer sem deixar ferver, despeje sobre o chocolate já picado ou quebrado em quadrados até formar um creme homogêneo. Deixe esfriar e cubra a base da torta e logo em seguida volte ao congelador, isso vai facilitar o processo de espalhar o doce de leite.

Depois que a ganache criar uma casca mais dura tire do congelador, espalhe o doce de leite com a ajuda de uma colher, eu sempre prefiro os doce de leites argentinos pois são mais escuros e levam um pouco de caramelo, para esta torta é melhor do que os mineiros que são mais claros e bem caseiros sabe…
Corte a banana em rodelas e espalhe por cima do doce de leite, use os 600ml de creme de leite fresco que foram guardados e bata em ponto de chantilly, cuidado para não passar do ponto e virar manteiga.
Pode polvilhar com canela ou chocolate em pó.

Muito fácil de fazer e o resultado é animal, não sobrou nem pro jantar !

Beijos;
Lazanha