Essa receita é muito saborosa, super leve e saudável! Vale a pena trocar o tradicional de sempre para experimentar diferentes ingredientes, como a mistura de nozes, especiarias e sementes junto com aquilo que estamos acostumados a comer no dia a dia. O dukkah, tempero utilizado nessa receita, pode ser usado não somente com frango, mas em carnes, adicionando azeite para comer com um bom pão e também polvilhado em cima de hommus! A combinação do stick de frango com o dukkah, junto com o pesto de tomate seco é perfeita!

stick de frango_-3

Ingredientes para o Stick de Frango:

– 700g de filés de frango desossado e sem pele
– 1/2 xícara de soro de leite coalhado
– 1 xícara de quinoa crua
– 1 colhere de sopa de sementes de coentro
– 1 colher de sopa de sementes de cominho
– 1/4 xícara de gergelim torrado
– 3 colheres de sopa de coco ralado sem açúcar
– 1/2 xícara de pistaches torrados
– 1 colher de chá de sal
– 1/2 colher de chá de pimenta
– 1/3 xícara de queijo parmesão ralado

Ingredientes para o Pesto de Tomate Seco:

– 1 frasco de tomates secos em azeite
– 1 xícara de manjericão fresco
– 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
– Suco de 1 limão
– Sal e pimenta a gosto
– 1/2 xícara de queijo parmesão

Modo de preparo do Stick de Frango:

Pré-aqueça o forno a 245 ºC. Forre uma assadeira com papel alumínio e passe um pouco de azeite. Em uma tigela coloque o soro de leitecoalhado e o frango, misture bem. Para fazer o dukkah, que é a mistura egípcia de diferentes nozes, sementes e ervas, aqueça uma frigideira grande em fogo alto , adicione a quinoa, sementes de coentro, sementes de cominho, sementes de gergelim e coco. Refoque até dourar levemente, tomando cuidado para que os ingredientes não queimem. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Em um liquidificador ou processador de alimentos, adicione a quinoa, sementes, pistaches sal e pimenta. Pulse até que moa por inteiro, mas tenha cuidado para não transformar a mistura em uma pasta. Adicione metade do dukkah em uma tigela rasa e junte o queijo parmesão. Retire cada pedaço de frango do soro de leite coalhado, coloque na tigela com o Dukkah e pressione suavemente ate aderir os temperos. Coloque os filés de frango na assadeira preparada, se certificando de que eles não fiquem grudados. Caso seja necessário, use duas assadeiras. Borrife levemente os filés com um pouco de azeite. Asse o frango por 10-12 minutos e em seguida, vire suavemente de lado, com uma pinça de cozinha e borrife o azeite mais uma vez. Asse por mais 10-12 minutos, retire do forno e sirva com o pesto de tomate seco.

Modo de preparo do Pesto de Tomate Seco:

Em um liquidificador ou processador de alimentos, adicione os tomates secos junto com o azeite que vem no pote. Em seguida, adicione o vinagre balsâmico, suco de limão, sal e pimenta a gosto e manjericão. Misture até que os tomates fiquem finamente picados. Transfera o pesto de tomate para uma tigela grande e misture o queijo parmesão. Você pode armazená-lo em um recipiente na geladeira por até 1 semana. Siva com o frango.