2013-09-11-Ragusa00022

Fiquei muito feliz com o convite da Ana para escrever uma coluna sobre Destinos aqui no Pão ao Caviar. É uma forma de contribuir um pouco com o planejamento da viagem de cada um, para ajudar a encontrar boas surpresas e curtir as boas atrações gastronômicas e turísticas de cada país.

Este mês farei um especial sobre a Itália, contando um pouco sobre as regiões que conheço e que julgo mais interessantes no país. Assim, vou começar falando sobre a Sicília.

Por ter sido uma região que sofreu constantes invasões no passado em razão de sua posição estratégica, a Sicília possui um misto de estilos arquitetônicos e culinários, além de ser muito rica do ponto de vista cultural, por conta dessa influência de diferentes povos.

No entanto, por se tratar de uma região que não possui uma economia forte, algumas cidades são sujas, desorganizadas e pouco preservadas. Por isso, nada mais importante do que pesquisar bastante sobre cada cidade que planeja visitar, para evitar surpresas desagradáveis.

Assim, queria passar para vocês um pouco das cidades que visitei e que com certeza valem a pena conhecer, dando dicas também dos bons hotéis e dos bons restaurantes que conheci em cada uma delas.

Taormina

Taormina foi com certeza a minha cidade favorita na Sicília. A cidade possui ruínas gregas, praias com águas transparentes, além de várias opções de restaurantes e lojas.

2013-09-10-Taormina00081

Pontos turísticos mais interessantes:

(a) Grotta Azzurra: Da praia de Taormina saem diversas excursões para esta gruta que é maravilhosa! Além de visitá-la, os barcos navegam pela costa da cidade e param para banho em alto mar.

(b) Teatro Grego: As ruínas deste antigo teatro são interessantes, principalmente pela linda vista da encosta que você tem de lá. É de tirar o fôlego!

(c) Passeio pela Corso Umberto I: Esta é a rua principal da cidade onde você encontra a maior parte das igrejas, restaurantes e lojas de Taormina.

2013-09-11-Taormina00053

2013-09-10-Taormina00092

2013-09-10-Taormina00012

Onde se hospedar:

Hotel Villa Schuler – Este hotel fica próximo ao centro da cidade, uma excelente localização. Além disso, as suítes são muito boas, e o hotel possui um lindo jardim na área comum.

Onde comer:

(a) Bam Bar (Via Di Giovanni, 45): Famoso por suas deliciosas granitas! Experimente a de nutella, e não deixe de pedir o creme que acompanha a granita. É divino!

(b) Da Cristina (Via Strabone, 2): Este bar/padaria oferece os arancinis (bolinhas de arroz recheados fritos) mais famosos da cidade. Adorei o arancini com recheio de ragú.

2013-09-11-Taormina00106

Siracusa

Além de possuir uma linda arquitetura medieval, Siracusa possui uma vida noturna bem agitada. As ruas do centro ficam bem movimentadas, e existem várias opções de bares, restaurantes e lojas com produtos locais, além das tradicionais lojas de rede como Zara e United Benetton.

2013-09-11-Siracusa00012

Pontos turísticos mais interessantes:

O mais gostoso é passear pelos arredores da Piazza del Duomo, com suas charmosas ruas, antigas e estreitas. Nessa região estão localizadas as principais igrejas e edifícios da cidade.

2013-09-11-Siracusa00020

Onde se hospedar:

Il Monasteri Golf Resort – Este hotel fica a cerca de 15 minutos de carro de Siracusa. Apesar da distância, a localização do hotel permite fácil acesso às cidades próximas, como Siracusa e Ragusa, além de possuir uma ótima infraestrutura para relaxar, como piscina e SPA.

Onde comer:

(a) Sicília in Tavola (Via Cavour, 28): O restaurante oferece pratos com ingredientes locais que são deliciosos! Não deixe de experimentar a burrata, e a pasta com molho de pistache.

(b) Gelateria Bel Bon: um dos melhores sorvetes que experimentamos na viagem! A sorveteria fica aberta até bem tarde, então é uma boa opção para a sobremesa após o jantar. A sorveteria fica também na Via Cavour, próximo ao Sicilia in Tavola.

IMG_9421

Noto

Noto é uma pequena cidade da Sicília, que foi profundamente atingida por um terremoto em 1693. Sua reconstrução foi detalhadamente planejada, resultando em uma linda cidade.

2013-09-11-Ragusa00054

Pontos turísticos mais interessantes:

(a) Palazzo Nicolaci: Este palácio pertenceu a uma das famílias mais importantes de Noto. Ele foi recentemente reformado e por isso está bem conservado. O palácio possui belíssimos cômodos e balcões, considerados dos mais bonitos do mundo.

(b) Chiesa di Santa Clara: Esta igreja é repleta de iconografias e simbolismos relacionados à Santa Maria Assunta, à qual a igreja foi dedicada. As pinturas são belíssimas! Com certeza uma das igrejas mais bonitas que visitei na Sicília.

2013-09-11-Ragusa00038

2013-09-11-Ragusa00058

Ragusa

A cidade foi também afetada pelo terremoto de 1693, mas sua reconstrução dividiu a cidade em duas. Os nobres reconstruíram a parte antiga da cidade, e a classe trabalhadora mudou-se para uma nova região de Ragusa.

2013-09-11-Ragusa00010-2

Pontos turísticos interessantes:

(a) Chiesa di San Giuseppe: Esta igreja possui um afresco maravilhoso na cúpula interior da igreja com o tema da glória de São Benedito. Esta igreja também foi uma das mais bonitas que visitei durante a viagem.

(b) Cattedrale di S. Giorgio: A principal igreja da cidade possui imagens lindas ao longo da catedral, além de um linda cúpula que pode ser vista logo na entrada da cidade.

2013-09-11-Ragusa00018-2

2013-09-11-Ragusa00022-2

Etna

O vulcão Etna é conhecida por ser um dos mais altos do mundo e por sofrer constantes erupções. O vulcão fica próximo à cidade de Catania, de onde saem excursões diárias para o Etna. Outra opção é alugar um carro e dirigir até lá.

2013-09-11-Etna00061

Na base do vulcão você pega um teleférico e sobe até um segundo nível (se tiver fôlego é possível ir caminhando também), de onde você pega um mini-ônibus que leva até o nível mais alto. No último nível, os guias turísticos caminham com os turistas por alguns pontos do vulcão. Esta parte do passeio pode ser puxada para algumas pessoas, pois lá venta muito e o terreno é bem irregular, dificultando a caminhada.

De qualquer forma, é um passeio em um cenário bem diferente do que eu já havia visitado, e por isso achei muito interessante.

2013-09-11-Etna00053

Para saber mais sobre cada cidade, os destinos e restaurantes, acesse o Passagem Gastronômica.