2012-08-19-Italy2

Quem acompanha o Passagem Gastronômica já deve ter percebido que adoramos viajar pra Itália. De todas as cidades que visitamos lá, Roma é uma das nossas preferidas, e com certeza deve ser considerada como um dos destinos em qualquer roteiro que você planeja fazer durante sua viagem ao país. Esta cidade é um símbolo da Itália, tanto que dizem que quem não vai à Roma não conhece a Itália.

Uma dica importante é evitar visitar a cidade nos meses de julho e agosto. Além de a cidade ficar lotada de turistas, o calor é praticamente insuportável, o que dificulta caminhar pela cidade durante o dia. Além disso, em agosto existe um feriado muito importante e várias atrações ficam fechadas durante esse período. Outra dica importante é checar o horário em que as atrações ficam abertas, pois muitas ficam fechadas após o almoço.

Como a cidade possui muitas atrações turísticas, fiz um guia com as atrações mais interessantes, que vocês não podem deixar de visitar. Inclusive, recomendo passar no mínimo 3 dias em Roma, para conseguir curtir os passeios e aproveitar o clima dessa cidade maravilhosa.

Atrações que não podem faltar no seu roteiro:

Colosseo – Um dos monumentos mais famosos, é também o maior anfiteatro do mundo. Construído entre os anos 70 e 80 DC, nele ocorriam as lutas entre os gladiadores e também com animais, além de execuções e encenações de peças de mitologia grega. Importante mencionar que a fila para entrar é grande, por isso é interessante comprar com antecedência. Vários sites vendem ticket, dentre eles o www.coopculture.it/en/colosseo-e-shop.cfm.

Pantheon – Este templo foi construído em homenagem aos deuses pagãos de Roma por volta do ano 27 AC. Ele é famoso por ser uma obra greco-romana em perfeito estado de conservação, mas principalmente por sua arquitetura, muita avançada para a época, o que permitiu a construção da bela cúpula. Segundo os guias, mesmo com a tecnologia de construção de hoje é difícil reproduzir uma cúpula livre tão grande.

2012-08-19-Italy108

2012-08-19-Italy83

Fontana di Trevi – Uma das fontes mais famosas do mundo, já apareceu em cenas de diversos filmes. Diz a lenda que se jogar uma moeda na fonte, fica garantido seu retorno à Roma.

Piazza di Spagna – Nesta praça ficam localizadas diversas lojas e restaurantes. Ela possui uma bela fonte e uma famosa escadaria que leva à igreja Trinita dei Monti.

Piazza Navona – Inicialmente construída como estádio, esta praça possui três lindas fontes no estilo barroco, e nela está localizada a embaixada do Brasil em Roma.

2012-08-19-Italy68

2012-08-19-Italy62

Monumento a Vittorio Emanuele II – Este monumento foi erguido em homenagem ao rei Vittorio, uma importante figura da história da unificação da Itália. O monumento em mármore branco é enorme, tendo cerca de 130m de largura e 80m de altura.

Palazzo Barberini – Este edifício pertenceu à família Sforza, influente na Itália na época do renascimento. O local abriga a galeria nacional de arte antiga, com uma vasta coleção de pinturas italianas, incluindo trabalhos de Caravaggio e Raphael. O mais impressionante desta galeria é a pintura em afresco realizada no teto de um dos salões principais pelo artista Pietro da Cortona.

Galleria Doria Pamphilj – Este antigo palácio abriga hoje uma interessante coleção de arte italiana. Além das obras em si, esta residência abriga lindos cômodos que ainda preservam a arquitetura original.

Basilica di Santa Maria Maggiore – Uma das igrejas mais importantes dedicadas a Maria, esta basílica possui lindos mosaicos datados do século quinto. Diz a lenda que Maria apareceu para um fiel e lhe disse que a igreja deveria ser construída no local em que nevaria na manhã seguinte. A neve teria caído em 5 de agosto de 352, e no local foi iniciada a construção.

2012-08-19-Italy19

2012-08-19-Italy20

Basilica di Santa Maria Sopra Minerva – Construída sobre um antigo templo dedicado à Minerva, esta é a única igreja gótica de Roma. A decoração atual, com um colorido interior, diverge bastante do desenho original, muito mais sóbrio.

2012-08-19-Italy140

Basilica di San Clemente – Dedicada à São Clemente, foi originalmente construída no século terceiro. A igreja inicial foi destruída em uma das invasões que ocorreram em Roma, e alguns vestígios da igreja antiga ainda podem ser vistos.

2012-08-19-Italy94

Basilica di San Giovanni in Laterano – Esta igreja, fundada por Constantino I, o primeiro imperador cristão, possui o título de mãe de todas as igrejas do mundo. Por ser uma igreja antiga que sofreu diversas modificações ao longo dos séculos, possui diversos estilos arquitetônicos em sua construção atual.

Chiesa Il Gesú – Igreja dos jesuítas fundada no final do século 16. Seu interior é ricamente decorado e é uma das igrejas mais bonitas que visitei em Roma.

2012-08-19-Italy149

Vaticano

Além de Roma, não deixe de ir até o Vaticano. Minhas principais recomendações são:

Basilica di San Pietro – Esta é a igreja mais importante para os católicos, sendo uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo. Sua beleza é indescritível e ela é repleta de ocultos significados, por isso sugiro ir com bastante tempo para poder apreciar as obras e a arquitetura da basílica durante a visita.

Musei Vaticani – Este museu abriga a Capela Sistina, e diversas obras importantes ao catolicismo. Recomendo fortemente comprar ticket on line, pois as filas para visitar este museu costumam ser gigantescas. Para comprar acesse esse link.

Castel Sant‘Angelo – Este castelo fica próximo ao Vaticano, e foi utilizado no passado como edifício militar, como fortaleza papal e como prisão durante o período de unificação italiana.

Meios de locomoção:

Roma não possui uma linha de metrô muito extensa, mas algumas das principais atrações turísticas estão próximas a estações de metrô. De qualquer forma, a melhor e mais agradável forma de conhecer a cidade é a pé, pois existem ruas charmosas, belos prédios e lindas igrejas, que você pode conhecer enquanto caminha pela cidade.

Onde comer em Roma:

Em Roma evite restaurantes turísticos, que normalmente são os que ficam próximos aos principais monumentos da cidade. Estes locais servem pratos poucos saborosos que deixam muito a desejar, ainda mais para quem busca na Itália uma boa experiência gastronômica. Infelizmente, na minha última visita à Roma não tive muita sorte com as escolhas de restaurantes, mas duas dicas valem a pena.

1. Gelateria Tre Fontane – Boas sorveterias costumam ser fáceis de encontrar em Roma. No entanto, eu adorei esta e indico para os amigos que visitam a cidade. Ela fica localizada na Piazza Navona.

2. Ristorante Mirabelle (Via di Porta Pinciana, 14) – Este restaurante fica dentro do Hotel Roberto Naldi, e possui uma vista linda do parque Borghese. O clima do restaurante é agradável e bem romântico. A comida é divina! Não deixe de pedir o Tartar, foi o melhor que comi na vida.

Para complementar as dicas de onde comer, seguem algumas dicas de restaurantes em Roma que a Ana e o Zé já sugeriram aqui no blog. É só clicar no nome de cada um para visualizar o post completo, com os pratos preferidos e o endereço.

1. Alfredo alla Scrofa

2. Obikà – Mozzarella Bar

3. Pompi

4. Felice a Testaccio