O Restaurante Arola Vintetres é, com certeza, o nosso restaurante espanhol preferido em São Paulo! Em 2012, eu e o Zé comemoramos o nosso aniversário de namoro no restaurante e amamos! O Arola Vintetres pertence ao premiado chefe espanhol Sergi Arola, mas quem comanda a cozinha aqui em São Paulo é o chef Fernando Coradazzi, italiano nascido na Argentina e radicado na Espanha. O Fernando está sempre criando novos pratos e reformulando os já existentes.

Como vocês já notaram, adoramos uma boa invenção na cozinha… Quanto mais diferente, melhor! Nós amamos uma comida caseira, ou comfort food, mas temos uma grande “queda” pela cozinha molecular. Infelizmente, ainda estamos carentes de restaurantes que utilizem espumas, gás e texturas diferentes no preparo dos pratos aqui no Brasil. Por isso, acreditamos que todos precisam ter a experiência de jantar no Arola pelo menos uma vez: eles utilizam as técnicas da cozinha molecular com maestria em deliciosas criações da gastronomia espanhola.

Uma curiosidade é que quando participei do “Jogo de Panelas”, do programa “Mais Você” da rede Globo, eu criei um jantar espanhol quase todo inspirado nos pratos do restaurante Arola Vintetres!

Arola Vintetres

Arola Vintetres

Começamos o nosso jantar com um vinho rosé muito suave chamado Chateau de Pourcieux. Uma das melhores regiões dos vinhos rosés é a Provence, e a minha preferida, portanto, quando for optar por esse tipo de vinho, a minha dica é que escolha um dessa região.

Arola-Vintetres

Para começar, comemos alguns grissinis deliciosos feitos na casa com purê de grão de bico e ervas.

Arola-Vintetres

Depois, comemos um incrível bombom de foie gras com escabeche de cogumelos e aspargos crocantes.
O bombom parecia uma bola de sorvete e a textura era muito cremosa, e com aquele gosto incrível de foie gras.

Entrada:

batatas-bravas-arola

Essa é a entrada mais famosa do Arola Vintetres: papas bravas recheadas com molho de tomate picante e regadas à alioli, e papas preparadas com creme de cebola roxa. As batatas são incrivelmente crocantes por fora e macias por dentro, e este creme de alho por cima dá o toque indescritível, a cada mordida é um suspiro… São as melhores que já comemos na vida!

Arola-Vintetres

O que mais me impressiona no Arola é a mistura de texturas, sabores e a incrível cozinha molecular! Essa é uma deliciosa sopa de tomate fria, com espuma de tomate, tomate confit, gelatina de pimentão, sorbet de pepino e crocante de queijo manchego. Uauu, quanta harmonia! Impressionante como tantos ingredientes juntos formaram um prato tão saboroso!

Arola Vintetres

Ravioli feito com massa thailandesa recheado de Kobe ao próprio molho. Esta massa é bem leve e contrasta muito bem com a carne tenra, suculenta e com sabor marcante.

Prato Principal:

Arola-Vintetres

O primeiro prato foi um delicioso Pirarucu com couscous de brócolos e couve flor, erva doce salteada e espuma de laranja com coulis de manga. O peixe era alto e bem suculento, não era necessário usar a faca, pois as lascas se soltavam só de encostar o garfo. Nós amamos a combinação entre a espuma e a manga, o gostoso era tentar pegar uma garfada com tudo junto!

Arola-Vintetres

Cordeiro servido em duas versões: paleta desossada e costelinha. A costelinha estava desmanchando ao toque do garfo! Os incríveis acompanhamentos eram repolho salteado, purê de repolho e beterrabas em texturas (gelatina e carpaccio) ao molho de vinho.

Sobremesa:

Arola-Vintetres

Essa sobremesa é fantástica e eu até já tentei fazer a minha versão no “Jogo de Panelas”, do programa “Mais Você”. Este é um creme catalão à moda de Sergi Arola. Embaixo, vai uma mousse muito leve de biscoito Maria, depois uma deliciosa gelatina de laranja, seguida por um sorvete de tangerina e, para finalizar, a espuma de vanilla. É uma sobremesa deliciosa, não é enjoativa e é superleve.

Arola-Vintetres

Nós estamos apaixonados por vinho de sobremesa! Essa paixão começou lá em Ponta dos Ganchos. O vinho de sobremesa é sempre mais leve e geralmente é feito com uvas de colheita tardia. Esse vinho espanhol chama-se MR Mountain Wine 2009.

cafe_arola_vintetres

Os petit fours do café são maravilhosos! Na noite do nosso jantar comemos macarron de vanilla, beijinho de coco e trufa

Arola Vintetres:

São Paulo – SP
Endereço: Al. Santos 1437, Hotel Mofarrej.
Tel: 3146 5923