Mugaritz
Um dos restaurantes que mais queríamos conhecer nas Espanha sem dúvida era o Mugaritz comandado pelo chef-proprietário Andoni Luis Aduriz que teve como professor ninguém mais do que Ferran Adriá. No El Buli Andoni aprendeu as melhores técnicas, combinações de sabores, como explorar novas texturas e ser o mais criativo possível, não esquecendo do principal, os ingredientes. No seu restaurante, apesar de ser muito criativo, o foco sempre é utilizar o produto da melhor maneira possível!
O Mugaritz não é simplesmente um restaurante que você come e depois vai embora, ali você tem uma experiência completa e que posso dizer que foi uma das mais fantásticas que tivemos! A felicidade começou logo na estrada à caminho do restaurante, parecia um cenário de filme, com muitas árvores, vegetação, e uma estradinha pequena com bastante curva que te levava até o paraíso! Ao chegar lá ficamos impressionados com o lindo jardim que tem uma uma árvore de carvalho de 200 anos e é lá onde os comensais sentam para degustar as maravilhosas entradas! Depois de degustar as entradas, você é levado para o salão principal, feito em madeira, para completar o menu, e se quiser pode voltar para o jardim para a sobremesa.
Você pode ter certeza que durante sua refeição todos os seus sentidos serão utilizados, uma das coisas mais legais foi um garfo feito de açúcar que nos foi dado para comer um dos pratos, e claro que você podia comer o mesmo! No final também recebemos uma caixa de chocolate que era uma brincadeira na qual você tinha que identificar os sete pecados capitais nos chocolates! Ou seja vá para o restaurante com uma mente aberta para provar diferentes ingredientes, texturas inusitadas, e “brincar”com a comida!
Além disso, é importante dizer que não há um menu impresso onde você escolhe os seus pratos, todo dia há um menu surpresa de 24 passos que são servidos de acordo com as suas restrições! Ao final você recebe um menu impresso com tudo o que você comeu no dia. O valor fica em torno de 260 euros por pessoa, não é nem um pouco barato, mas pelo que você come e pela experiência vale muito a pena!
Nós vamos mostrar a maioria dos pratos que comemos no dia da nossa visita, mas como a cada semana entram e saem 4 pratos do menu, provavelmente você não comerá as mesmas coisas que a gente!
Txufas que é um tuberculo, com caviar! A textura parece a de gesso mas na hora que você morde vira um creme na boca que se mistura com o caviar e fica espetacular!
Anchova, mexilhão e lula defumada.
Longuiron – um molusco que parece um aspargos e tem o sabor adocicado da vieira
Bogavante – é como um lagostin servido com queijo mussarela feita na casa
O famoso pescoço de pato recheado de ervas frescas e milho
Folha que fica no hidromel, que é um mel fermentado, e depois ela é tostada . As folhas ficam crocantes e adocicadas.
Esta é a salda de flores, servida com o garfo de açúcar, muito legal, e a frase quem vem junto é ainda melhor!
Mil folhas de acelga, com glace de carne e um queijo de ovelha . O queijo traz todo sal para o prato, e a combinacao dos dois é realmente fantástica.
Almejas com Dhalias.
Tartar de txuleta com caviar, impecável!
Um dos melhores e mais interessantes pratos que provamos foi este atum na brasa com suco de beterraba fermentado, o sabor e a textura desta beterraba eram inacreditáveis.
Biscoitinho feito com o suco da carne, com manteiga de tutano e estragão
Raia assada e empanada
Gelatina feita com o suco da carne, ela era um pouco adocicada!
Txuleta com praline
Sobremesa:
Este foi o único prato que não gostamos da combinação, era um Tofi com caldo de bacalhau.
Sorvete de iogurte com amoras e azeite de alecrim.
Como vocês puderam ver o almoço foi maravilhoso, provamos muitos ingredientes novos, adoramos as combinações inusitadas e as texturas diferentes dadas ao ingredientes! Com certeza vale a pena a visita!