comidas casa

 

 

Uma das nossas terapias sem dúvida é cozinhar, acredito que muitos de vocês compartilhem do mesmo sentimento não é mesmo? Agora quem já tentou fazer massa fresca? Pensa em uma terapia boa, mexer com massa fresca é muito bom, e o resultado do prato final é sempre surpreendente!

Por isso hoje vamos ensinar a fazer uma lasanha de massa de espinafre com berinjela e búfala que ficou maravilhosa! Agora quem não tiver tempo de fazer a massa, pode comprar ela pronta para fazer esta lasanha de berinjela que vai ficar muito bom!

Lasanha verde de berinjela com molho branco

Tempo de preparo: 45 minutos

Forno: 45 minutos

Ingredientes para a massa:

  • 90 gr de espinafre fresco
  • 300 gr de farinha de triho, pode ser que seja necessário colocar um pouco mais para a massa não ficar pegajosa.
  • 3 ovos
  • 15 ml de óleo vegetal

Ingredientes para o recheio:

  • 500 gr de berinjela
  • oléo vegetal para pincelar a berinjela
  • 500 gr de tomate
  • 250 gr de mussarela

Ingredientes para o molho branco:

  • 1 litro de leite
  • 90 gr de manteiga
  • 45 gr de farinha
  • noz moscada
  • sal e pimenta
  • 125 gr de queijo ralado

Modo de preparo da massa:

  1. Retire os talos do espinafre e lave as folhas. Ponha uma panela média de água para ferver com sal, coloque o espinafre e cozinhe 2-3 minutos. Escorra o espinafre, enxague com água fria e escorra outra vez. Aperte com as mãos para tirar o excesso de água. OBS: O espinafre deve ser escorrido muito bem, se não a massa resultante ficará pegajosa.
  2. Coloque no processador o espinafre, e bata bem, depois junte a farinha, o ovo e o óleo. Tire a massa do processador, se estiver pegajosa coloque mais farinha.
  3. Peque a maquina de macarrão, divida a massa em dois e abra a massa 5 vezes na maior abertura, depois vá diminuindo até chegar ao penúltimo número da máquina.
  4. Corte a massa em 12 tiras de cerca de 10×20. Espalhe a massa sobre um pano de prato enfarinhado, e depois salpique a massa com farinha ou fubá fino e deixe a massa secar de 1. .
  5. Encha uma panela com água, uma pitada de sal e um fio de óleo. Coloque algumas tiras por vez e deixe de 3 a 5 minutos. Tire a massa com uma escumadeira e coloque na água fria, e depois deixe seca em um pano.

Para o recheio:

  1. Corte fora as extremidades da berinjela e fatie em rodelas de 5mm. Coloque no escorredor e polvilhe com sal. Espere 20 min até sair o sumo amargo.
  2. Aqueça o forno a 180ºC. Enxague a berinjela e absorva a umidade com toalha de papel.
  3. Unte uma assadeira com óleo coloque as berinjelas e depois pincele com óleo por cima. Asse por 20 minutos virando-as uma vez, até ficarem tenras.
  4. Enquanto isso, corte os tomates e a mussarela em rodelas.

Para o molho branco:

  1. Ferva o leite em uma panela média.
  2. Derreta a manteiga em outra panela e adicione a farinha, mexa com um fouet até espumar.
  3. Tire a mistura do fogo, acrescente o leite mexa bem e volte ao fogo. Mexa até engrossar. Depois tempere com a noz moscada, o sal e o queijo, guarde um pouco para salpicar na lasanha.

Montagem:

  1. Unte uma forma de 23×30 com manteiga e depois coloque um pouco do molho, Cubra o molho com uma camada de massa, em seguida a berinjela, regue com mais molho branco, e em seguida coloque a massa, o tomate e o queijo.
  2. Faça mais uma camada de massa, berinjela, molho, massa, tomate e queijo e finalize com a massa e bastante molho branco. Serão 4 camadas de recheio. Por fim salpique o queijo ralado e leve ao forno (180ºC) por 40 min.