IMG_2944

Como vocês já puderam perceber, em cada cidade que a gente visitou nós buscamos ter uma experiência única e memorável na gastronomia. Em Viena nós escolhemos o recém inaugurado Konstantin Filippou, restaurante este que leva o nome do seu criador e mestre na cozinha. Este jovem austríaco tem suas raízes também na Grécia, o que o influenciou muito para trazer ao seu novo restaurante a fusão entre a gastronomia austríaca e mediterrânea. Konstantin Filippou é uma dessas pessoas que nasceu para brilhar, ele começou a sua trajetória em Viena e depois foi para Londres, onde teve a oportunidade de trabalhar com ninguém mais ninguém menos que Gordon Ramsay, de lá Konstantin passou por diversos países e cozinhas hiper estrelada para ganhar experiência. Em 2011 ele ganhou o prêmio de Chef mais criativo de Áustria. Agora em 2013 Konstantin abriu o seu incrível restaurante em Viena que com certeza vai dar o que falar, e logo logo podemos esperar a sua primeira estrela no Guia Michelin.

A cozinha do Konstantin Filippo é jovem, moderna, e muito criativa. O chef usa e abusa dos ingredientes mais inusitados, e combinações diferentes para criar o seu cardápio, o qual muda constantemente! A decoração do restaurante é bem simples, toda branca e com madeiras clássicas, acreditamos que isso seja para destacar apenas a comida, a qual deve ser ser admirada e até “estudada”antes de degustar!

Gastgarten Restaurant Konstantin Filippou

Restaurant Konstantin Filippou 1

Amuse Bouche:

IMG_2891

Foram servidos três deliciosos amuse bouche só para a gente ter um gostinho de como seria espetacular o nosso almoço. Este é uma incrível “torradinha”feita com a batata cortada finamente e recheada com sour cream, cebolinha francesa e ovas.

IMG_2880

Tartar de peixe servido sobre finas fatias de batata. Como vocês podem ver os pratos são muito delicados e charmosos, algumas vezes dava até pena de comer!!

IMG_2882

Esta “sopa”foi muito surpreendente! A sopa era na verdade uma espuma que cobria um delicioso purê de truta salmonada. Para finalizar foi adicionado azeite e algumas ovas! Nós amamos, esta espuma era muito saborosa, e apesar de ser pequena, era possível viajar nos sabores!

Entrada:

IMG_2892

Esta entrada é daquelas que deve ser analisada antes de comer, para entendermos quais serão os sabores que estão por vir! Estas eram ostras envoltas por maçã, e um molho de cidra, um pata negra que envolvia as batatas e um molho de raiz forte. Este prato era bem refrescante, por conta das ervas e ao mesmo tempo com sabores bem intensos e distintos. Nós adoramos a combinação entre a ostra e o pata negra, ficou uma delícia!

IMG_2911

A segunda entrada foi um dos melhores que provamos, eram deliciosas alcachofras sobre uma carne e o tutano de boi, creme de leite com óleo de café. Uauu que prato…. Este era realmente um mix perfeito de sabores e texturas. A princípio nós achávamos que a presença do café iria roubar a cena do prato, mas muito pelo contrário, pois ficou muito sutil e dava um toque muito especial ao molho. Já as alcachofras estavam firmes e bem crocantes, o que contrastou muito bem com a delicadesa da carne sob o creme de leite!

Prato Principal:

IMG_2923

Este peixe estava sensacional, era uma posta bem alta e muito úmida acompanhada pelo seu próprio molho, vôngole, batatas cortadas bem fininhas dando uma bela crocancia ao prato, além disso para agregar um toque doce o chef preparou algo que parecia um cone de batata doce que ficou maravilhoso e fez toda diferença para o resultado final do prato!

IMG_2917

Este prato veio com a melhor cebola que já comemos!! O que parece ser uma obra de arte são cebolas crocantes que na nossa opinião era a peça chave, portanto para acompanhar havia uma carne de cordeiro extremamente macia, mini cenouras que estavam docinhas e tenras. Para fechar o prato nada melhor do que um molho com a própria redução da carne!

IMG_2929

IMG_2933

Na primeira foto esta uma incrível e suculenta carne de porco acompanhada por anéis de cebolas recheadas com com creme de laranja, que por sinal casam perfeitamente com a carne, e ao lado era rabanetes recheados com creme de cogumelos. Para você que achava que estava bom, eles conseguiram melhorar! Ao lado vinha um pratinho com um pão típico vienense recheado com um creme de linguiça preta e laranjas recheadas com este mesmo creme.

Sobremesa:

IMG_2940

Creme de Zabaione sobre frutas vermelhas e crocante de laranja.

IMG_2936

Sorvete de azeitona com crocante de azeitona, calda de frutas vermelhas e suspiro. Nós adoramos esta sobremesa, e o mais legal é que nunca havíamos experimentado nada parecido. No começo achamos que era estranho esta combinação, mas depois nós amamos e raspamos todo o nosso pratinho!

IMG_2947

Agora a sobremesa campeã foi esta incrível massinha crocante, feita com gemas, recheada com um creme de limão que era bem azedinho, mas ele era envolto por uma casquinha de chocolate branco que suavizava o seu sabor. Para finalizar e claro continuar com a brincadeira de texturas, haviam 3 incríveis marshmallows que nos remetiam a infância!

IMG_2950

Bom como vocês podem perceber nós ficamos encantados com a criatividade de Konstantin Filippou. Para quem gosta de se aventurar nos restaurantes e sair um pouco da mesmice, com certeza nós recomendamos este restaurante incrível em Viena. Ele é totalmente fora do circuito turístico, e um restaurante que por enquanto só os locais conhecem. Mas acreditamos que quem gosta de comer bem, não pode deixar de visitar este restaurante maravilhoso!

O menú com 4 pratos custa 56 euros e o completo com 6 pratos sai por 75 euros.

Konstantin Filippou:

Áustria – Vienna

Endereço: Dominikanerbastei 17

Telefone: +43 (0)1 51 22 229