2012-08-19-Italy45-2

Continuando nosso tour pela Itália, o roteiro de hoje é sobre a cidade mais importante da Toscana: Florença. Florença foi historicamente o berço do renascimento, e por isso a cidade é repleta de relíquias históricas e culturais, tendo sido inclusive eleita pela revista Forbes como uma das cidades mais belas do mundo. Portanto, não deixe de incluir Florença no seu roteiro, deixando no mínimo 2 dias para explorar a cidade.

Atrações que não podem faltar no seu roteiro:

Galleria Uffizi – A Galleria Uffizi é com certeza o museu de mais prestígio de toda Itália, abrigando as obras mais importantes do renascimento Italiano. Em razão da grande quantidade de obras, reserve algum tempo para visitar os vários cômodos repletos de obras de arte. Como a galeria é uma das principais atrações da cidade, é recomendável comprar os ingresso on line para evitar passar longas horas na fila. Diferentes sites realizam a venda pela internet, dentre eles o www.b-ticket.com/b-ticket/uffizi/info_venue.aspx.

Ponte Vecchio – Construída por volta do século 14, esta ponte é uma das mais antigas da cidade. Nesta ponte ficam diversos joalheiros, e o movimento dos turistas é grande. Se preferir ficar longe da multidão, aprecie a ponte à distância com sua arquitetura super inusitada.

2012-08-19-Italy30-2

Basilica di Santa Maria del Fiori – Localizada na Piazza del Duomo, esta Basílica é a principal igreja da cidade. Construída no estilo gótico, a catedral foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Um dos pontos altos desta igreja é a enorme cúpula considerada um marco do ponto de vista da engenharia envolvida em sua construção, liderada pelo engenheiro Brunnelleschi. Aliás, é possível visitar a cúpula que proporciona uma linda vista da cidade. No entanto, prepare-se pois a subida envolve cerca de 400 degraus.

2012-08-19-Italy27-2

Palazzo Pitti – Residência de diversas famílias importantes na história italiana, entre eles a família Medici, é hoje um dos mais importantes museus da cidade. O palácio Pitti abriga uma vasta coleção de pinturas, esculturas, porcelana e trajes antigos, cada sessão sendo vendida separadamente na bilheteria do museu.

Palazzo Vecchio – Localizado na praça mais importante de Florença, a Piazza dela Signoria, o palácio Vecchio foi construído no final do século 13 para abrigar um dos mais importantes órgãos da administração pública da época. Ao longo da história o edifício sofreu diversas alterações, e hoje, além de ainda preservar alguns escritórios administrativos, possui um museu. Durante a alta temporada, o museu fica aberto durante parte da noite (maiores informações clique aqui), o que é uma ótima opção para evitar a multidão de turistas.

2012-08-19-Italy31-2

Palazzo Strozzi – Inaugurado em 1538, este palácio foi construído como residência da família Strozzi. Desde que foi adquirido pelo governo de Florença, este palácio é a principal galeria de mostras temporárias da cidade que recebe anualmente importantes exibições, que podem ser consultadas no site oficial do museu.

Officina Profumo Farmaceutica di Santa Maria Novella – Uma das farmácias mais antigas da Europa, possui filiais ao redor do mundo. A loja de Florença foi a primeira a ser fundada há mais de 400 anos atrás, exibindo um pequeno museu com peças utilizadas originalmente para fazer os produtos vendidos na loja. Este passeio não chega a ser muito cultural, mas os produtos da loja são sensacionais, principalmente de fragrância de baunilha e amêndoas. Para ver todos os produtos acesse o site oficial da marca.

Onde comer em Florença:

Florença uma das cidades mais interessantes que visitamos na Itália do ponto de vista gastronômico, que possui uma infinidade de deliciosos restaurantes. Nossos favoritos foram:

1. Acqua al 2 (Via della Vigna Vecchia 40r) – Este restaurante possui diversas opções em seu menu, que vão desde versões tradicionais dos pratos italianos até pratos mais contemporâneos. Meu favorito foi o filé com molho de frutas vermelhas, que é simplesmente divino!

2. Trattoria 4 Leoni (Via de Vellutini, 1r) – Esta tratoria fica próxima ao Palazzo Pitti, e é uma excelente opção! Os pratos são deliciosos, e o ambiente é muito gostoso. Tente conseguir uma mesa na parte externa do restaurante quando o dia estiver bonito.

3. Hostaria Il Desco (Via dele Terme, 23r) – Este restante fica bem escondidinho em uma ruela, e é mais frequentado pela população local do que por turistas. As massas são deliciosas e vale a visita.

4. Gelateria Santa Trinita (Piazza Frecobaldi, 11r) – Florença possui inúmeras deliciosas gelaterias, mas a Gelateria Santa Trinita foi definitivamente a minha preferida. Além de possuir diversos sabores de comer rezando, o ambiente é super gostoso, e a localização também é ótima.

2012-08-19-Italy120-2

Espero que estejam gostando dos destinos escolhidos na Itália. São tantas as cidades maravilhosas que fica difícil selecionar quais postar aqui na coluna do blog. Para quem vai viajar por mais tempo pela Itália e quer incluir mais cidades além das que estamos postando, pode checar mais algumas dicas de cidades italianas que passei no Passagem Gastronômica.