Meu primo Gilberto me mandou pelo Facebook um texto muito legal que ele escreveu sobre o restaurante da Dona Liceia, localizado no interior de SP, e nós achamos tão legal que resolvemos compartilhar com vocês.
Giu muito obrigada pelo texto e pela super participação aqui no blog, nós amamos e estamos loucos para conhecer este restaurante incrível!!
Depois de um fim de semana num hotel fazenda no Bananal(SP), eu, minha mulher e meus sogros decidimos encarar meia hora na sinuosa Rodovia dos Tropeiros e mais 3,5 km de estrada de terra para conhecer o famoso restaurante da Dona Licéia, “uma das 500 delícias do turismo no Brasil” de acordo com a Veja.

Chegando na fazenda onde fica o restaurante, chama a atenção o heliponto ao lado do lugar onde as galinhas d’angola, patos e outros bichos são criados soltos. Quando entramos no restaurante, havia apenas um casal dono de um hotel se despedindo. Ficamos com a Dona Licéia à disposição só para nós.

No caminho do banheiro, vimos em um painel fotos dos clientes ilustres que já estiveram lá: Boni, Marília Gabriela, o pessoal do Paralamas. Dona Licéia disse que o Boni quando aparece sempre traz o próprio vinho e que a presenteou com um jogo de taças.

Para começar o banquete, queijo caseiro com um molho que parecia shoyu, bacon grelhado na chapa e torradas com patês exóticos como o de abacate com alho-poró e os de coelho, truta e galinha d’angola defumados. Em seguida, uma salada completíssima, que tinha até pedaços de carambola e batata yacon cortada fininha.
Apesar dos mais de 70 anos de idade e de morar longe de cidades grandes, Dona Licéia continua sempre se atualizando. Disse que conheceu a batata yacon há pouco tempo e já a incorporou ao cardápio.
Na hora de escolher o prato principal, como queríamos saborear a autêntica comida caipira, fugimos do bacalhau (apesar de dizerem ser muito bom) e escolhemos coelho ao vinho (bom), galinha caipira (ótima) e pato com laranja (o melhor dos 3).

Para sobremesa, mais de 40 tipos de doces caseiros, como lichia em caldas e pudim de rosas. Entre um prato e o outro, um copinho de um dos vários licores caseiros que ficam à disposição e uma caminhada pela fazenda para ajudar na digestão.


Antes da partida, escolhemos um queijo curado e uma geléia de goiaba para levar para casa.

SERVIÇO:
Preço: R$ 70 por pessoa
O restaurante fica na localidade de Arapeí, no município de Bananal (SP). Acesso a partir da Via Dutra, na altura de Barra Mansa. Reservas pelo tels. (12) 3115-1412 e 9755-6006.