arroz aya

Nós já contamos aqui no blog que sempre que comemoramos o nosso aniversário de Namoro nós vamos a algum restaurante especial. Neste mês de Abril nós comemoramos 3 anos e 6 meses.

O Zé veio na sexta feira a noite de Limeira para SP, e nós dois estávamos com muita vontade de comer em um Restaurante Japonês. Imediatamente nós lembramos do Aya, que hoje é um dos melhores restaurantes Japonês de SP. No caminho para o restaurante mandamos uma mensagem para o nosso amigo, que é frequentador assíduo do Aya, avisando que estávamos indo ao restaurante, mas ele não respondeu.

Quando chegamos ao restaurante a Hostess perguntou se tínhamos reserva, respondemos que não. Em seguido o querido Maître Francisco veio até nós e perguntou qual era o nosso nome, nós falamos e ele disse que o Thiago, o nosso amigo, havia acabado de ligar para ele para dizer que estávamos chegando. O nosso amigo não só avisou que estávamos a caminho, como reservou o melhor lugar no balcão, em frente ao Juraci.

O Restaurante Aya foi fundado pelo incrível sushiman Juraci Pereira, o qual trabalhou durante 11 anos no Jun Sakamoto. Com toda esta bagagem, ele se tornou um especialista na culinária japonesa e hoje elabora pratos incríveis no seu restaurante.

Na nossa visita ao Aya, nós pedimos o menú degustação completo (R$230,00), acho que esta é a melhor maneira para experimentar a incrível variedade de sushis que o Aya oferece. Nós comemos peixes incríveis e alguns que nós ainda não conhecíamos.

Para elaborar o nosso menu degustação, nós deixamos o Juraci a vontade para servir os melhores peixes do dia, sem restrições. Nós aproveitamos todo o conhecimento do super sushiman para aprender muito sobre a variedade de peixes, e um pouco sobre o mundo da culinária japonesa.

saque aya do pao ao caviar

saque importado aya

Para acompanhar o nosso menú degustação nós pedimos um belíssimo Sake. Pausa para explicar, primeiro nós íamos pedir um sake nacional mesmo, sabe como é salário de estagiário não está valendo muita coisa, mas os cabelos do Maître Francisco quase arrepiaram quando falamos isso. Ele nos disse para não fazer esta besteira, pois infelizmente ainda não temos sake de alta qualidade no Brasil, e que para acompanhar um menu degustação como este ele recomendava o Sake Japonês.

Uauuu que bela troca que nós fizemos, o sake era um perigo, pois era muito suave mal podíamos sentir o álcool, casando perfeitamente com os nossos sushis, pois não era salgado como os outros sakes que já tínhamos tomado. A vontade foi de ter bebido a garrafa toda, #AA que nos aguarde!!

tartar de salmao aya

A primeira entrada foi Tartar de salmão com ovas, servido na trouxinha crocante. Conforme mordíamos a trouxinha as ovas estouravam na boca e criavam um mix de texturas delicioso.

tartar de viera e toro aya

O melhor tartar que já comemos, feito com vieira, Toro e foie gras. O peixe se desmancha na boca. O Juraci nos contou que ele sonhou com este prato uma noite, e então no dia seguinte ele foi para o restaurante e colou o seu sonho em prática, e realmente este tartar é um sonho possível!!

toro aya do pao ao caviar

Para começar a brincadeira dos niguiris de uma maneira bem simples, o Juraci mandou logo de cara um belíssimo Chu Toro, que é um atum menos gordo

atum com foie e gengibre com cebolinha aya

Este era um belo atum que cobria uma fatia de foie gras e por cima uma pequena quantidade de gengibre com cebolinha.

buri com gergelim aya do pao ao caviar

Buri com gergelim. Antes foi servido um sushi de barriga de salmão que é um dos nossos peixes preferidos, e mais fácil de ser encontrado.

meca aya do pao ao caviar

Meca

bijupira aya do pao ao caviar

Bijupirá

oil fish - anchova negra

Anchova negra, um dos melhores peixes que provamos na noite, o Juraci o chama de peixe manteiga, pois sua textura realmente remete à manteiga quando colocada em contato com a língua.

pargo com limao

Pargo com limão. Todos os niguiris no Aya são servidos com a quantidade exata de wassabi, e para mim em todos os peixes a quantidade estava perfeita, mas no pargo eu senti um gosto muito predominante do wassabi. Ai resolvi comentar isso com o Juraci, e ele nos explicou que quanto mais magro for o peixe, mais acentuado fica o gosto do wassabi.

lula com sal negro

Um dos tops da noite, tanto pela apresentação quanto pelo sabor, um belíssimo niguiri de Lula, servido com sal negro e limão Japonês. O segredo para deixar a lula com este formato e corta-la na diagonal e depois passar rapidamente na água quente.

vieira com sal trufado

Hummm este também estava incrível, vieira com sal trufado, não existe igual!!

marisco hokigai

Marisco Hokigai – eu me apaixonei por este, não tanto pelo sabor, pois ele é mais durinho, mais sim pela cor, achei maravilhoso este marisco!!

tentaculos de lula aya

Tentáculos de Lula com molho Misoshiro.

camarao frito aya

Estes camarões estavam incríveis, para dar sabor e uma diferenciada, o mestre Juraci frita apenas o final do camarão e na hora de servir ele da um toque todo especial com sal de trufa e limão siciliano, que na nossa opinião são as melhores combinações para frutos do mar.

ovas de bacalhau aya

Há muito tempo que eu já estava mais do que satisfeita, então resolvi parar por um momento e deixar o Juraci a disposição para o Zé rsrsrsrs. O Zé usou e abusou do Juraci, e pediu os seus sushis feitos com peixes e ovas que você não se encontra em qualquer lugar, assim como esta deliciosa Ovas de Bacalhau.

ovas de tainha ourico aya do pao ao caviar

Outra ova rara de se encontrar são as ovas de tainha. Um dos preferidos do ZÉ Uni!!

tempura de anchova aya

Este era um niguiri de tempura de anchova negra com mel trufada e sancho, uma erva japonesa. Este sushi foi criado na época em que a Enguia estava em falta, e então o Jurassi bolou este niguiri que ficou com um gosto bem parecido ao da enguia.

jurassi chef aya do pao ao caviar

Juraci em ação!!

pato com foie aya do pao ao caviar

Este foi um dos mais diferentes que eu já comi, sushi de magret de pato, foie gras caramelizado e gengibre com cebolinha. Este sushi é feito apenas com o uso do super maçarico da foto acima!!

kobe beef com tartar de tomate aya

Uauuuu este era de comer rezando e pedindo bis…. Era tipo um Bigmac #soquenao, feito com duas belíssimas fatias de Kobe beef e recheado de Foie fras, acompanhado por um incrível tartar de Tomate, se descrevendo parece bom, imagina ao vivo!!

tamago aya

Um dos pratos mais famosos da casa é o Tamago, um ovo a milanesa, servido com azeite trufado e ovas de salmão. Este é outro prato que faz uma mistura de textura e gostos que o produto final fica incrível.

Sobremesa:

mousse de coco aya do pao ao caviar

O que ainda teve sobremesa? Simmm, depois de tudo isso ainda fomos capazes de aceitar a sobremesa, fazer o que? Fazia parte do menú degustação, e como nós somos muito educados, achamos feio recusar. Para fechar a noite com chave de ouro comemos uma deliciosa mousse de coco acompanhada de uma refrescante salada de frutas.

Obs: O Aya serve um almoço executivo a um preço bem convidativo, vale a pena conferir.

Queríamos muito agradecer toda a equipe do Aya, que nos tratou muitíssimo bem do começo ao fim do nosso jantar, nos proporcionando uma noite inesquecível!! Com certeza recomendamos este incrível restaurante Japonês, e voltaremos mais vezes.

Aya Japanese Cuisine:

São Paulo – SP

Endereço:Rua Pedroso de Moraes, 141

Reserva obrigatória: 11 3097 9856