Este final de semana fiquei em São Paulo por conta do trabalho e resolvi testar duas sobremesas, uma para um filme com queijo e vinho em casa para uns casais de amigos e outra para o almoço de domingo na casa da minha tia Cynthia.
Hoje vou postar a receita do almoço de domingo e amanhã posto a outra na ordem de preferência do pessoal que comeu…
A receita de hoje foi tirada de um capítulo do programa da Nigella em que ela chama de receita para dias chuvosos, coincidentemente caiu uma patcha chuva em São Paulo ontem e hoje mas mesmo que não chovesse vale muito a pena comer. A única alteração que fiz foi, na receita original ela termina o doce com uma cobertura de chantilly simples e como não gosto muito de chantilly acabei fazendo um Crème Fraîche coberto com frutas vermelhas, que não podem ser as congeladas pois soltam muita água portanto nem sempre você vai encontrar as frutas que imaginava, neste caso substituí a framboesa por groselha que também é muito boa ! Essa receita não leva farinha!
Então vamos lá… Como funciona a parada… Por sinal eu nunca posto nada sobre receita, então vou fazer assim, vou colocar o passo a passo e lá embaixo a receita na íntegra, acho que vai funcionar… Espero!
Passo nº1 : Deixe o forno preaquecendo a 180º
Para o bolo você deve derreter 250gr. de chocolate meio amargo, eu prefiro os mais para amargos, assim a receita não fica enjoativa e você consegue comer mais! Faça esse processo em banho maria e adicione 125gr. de manteiga amolecida misturando para que ela derreta junto com o chocolate, depois de bem misturado, reserve.
Agora bata 4 claras em neve e adicione 100gr. de açúcar aos poucos como se fosse fazer um suspiro mas deixe numa textura mais mole e reserve.

Batendo Claras em Neve

Ponto de Suspiro

Em outro recipiente bata 2 ovos inteiros mais 4 gemas e adicione 75gr. de açúcar mexendo aos poucos podendo assim adicionar o chocolate derretido com a manteiga. Eu sempre gosto de colocar uma bebida nas sobremesas com chocolate, nesse caso coloquei 2 colheres das de sopa cheias de Rum e raspas de limão siciliano. Depois de bem misturado, adicione as claras, mas nesse caso faça como me ensinou a Chef Gisele Grisolia da Chef’s Gastronomia, a idéia de misturar as claras em neve no final é sempre para dar leveza a receita e neste caso especificamente é uma sobremesa que não leva farinha portanto deve misturar um pouco da clara com ajuda de um fouet aerando bastante e depois adicione o restantes aos poucos, sem mexer muito, só para incorporar os ingredientes deixando homogêneo.

Despeje a massa em uma forma redonda de fundo falso de aproximadamente 23cm forrada com papel manteiga untado e leve ao forno por 40 minutos dependendo de cada forno, quem tiver aqueles elétricos é melhor pois cria a crosta em cima mais fácil do que os convencionais. A massa vai crescer bastante durante este processo chegando ao ponto de trincar em cima, bem parecido com os Brownies e esse é o melhor da história pois a massa dentro vai ficar bem molhadinha e com essa casquinha em cima.
Quando tirar do forno ela vai baixar bastante quando estiver esfriando, criando uma espécie de cratera que você preencherá com o Creme Fresh e as frutas.

Nuvem de Chocolate

Para o Creme você deve bater 400ml de creme de leite fresco, 1 colher de sopa de açúcar e baunilha a gosto, neste caso usei uma baunilha importada que ganhei da mãe da Ana, a Maria Claudia, baunilha essa, super especial pois vem somente as sementes e deixa bastante sabor.
Depois de batida adicione 1 pote de iogurte natural e misture.
Nuvem de Chocolate Nigella dopaoaocaviar 2

Sugestão de Decoração
Depois de adicionado o creme, preencha com frutas vermelhas, usei morango cortado em 4, blueberrys e groselhas. Pode polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro, chocolate em pó ou cacau em cima se quiser…

 

Depois disso o melhor é se servir o quanto antes pois vai acabar rápido, o almoço hoje foi para 9 pessoas e eu ainda tinha levado o que sobrou da torta de ontem, mesmo assim sobrou somente 1 fatia que ficou para o lanche noturno da minha tia… A receita é animal, façam pois neste caso o pecado da Gula vale muito!!!
Enfim, logo abaixo estão os ingredientes na íntegra para que possam fazer a lista de compras e amanhã posto uma torta de chocolate com marshmallow tirado de um Blog que também é super legal…
Até amanhã… Aninha, nossa próxima reunião vai ser essa sobremesa e um Vin Santo, tá bão procê ??? Leva umas amigas pois a porção é grande! Só por isso viu …
Beijos;
Lazanha
Ingredientes:
Massa:
  • 250gr. de Chocolate Amargo (quanto mais melhor, mas não 100% pq não dá certo, nem em pó)
  • 125gr. de manteiga sem sal (ponto de pomada)
  • 6 ovos (2 inteiros e 4 separados)
  • 175gr. de açúcar
  • 2 colheres de sopa cheias de Rum (pode ser: Whisky, Cointreau, Frangelico…)
  • Raspas de Limão Siciliano ou Laranja

Crème Fraîche:
  • 400ml de Creme de Leite Fresco
  • 1 pote daqueles individuais de Iogurte Natural
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • Baunilha a gosto

Frutas:
  • Morangos
  • Framboesas
  • Groselhas
  • Blueberrys