O meu primo Maurício, como já contei aqui para vocês é o representante da República Dominicana no Brasil. A alguns dias atras ele me mandou uma matéria muito boa sobre a gastronomia da República Dominicana com 3 receitas deliciosos que estou doida para provar. Como nós somos muito bonzinhos resolvemos compartilhar estas delícias com vocês. Mas, vamos querer saber o que acharam das receitas combinado?
REPÚBLICA DOMINICANA!!
País caribenho oferece excelente gastronomia aliada às belas paisagens naturais
Mangú DominicanoMofongo Dominicano - República DominicanaSancocho Dominicano
Embalada pelo ritmo do merengue e rodeada pelas mais paradisíacas praias do Caribe, a República Dominicana concentra inesgotáveis atrações nos 1,5 mil km de litoral e nas cidades repletas de referências históricas. Além de águas cristalinas e areia branquíssima, a excelente e exótica gastronomia dominicana também é chamariz para os turistas que buscam férias tranquilas, com direito a desfrutar de tudo que o destino oferece de melhor.
A combinação de frutas e temperos traz sabor e colorido aos pratos da culinária local. Carros-chefes, o peixe e a banana compõem boa parte das combinações servidas nos restaurantes. O toque de comida típica – arroz, feijão, salada e carne – é incrementado pelo tempero do coentro e da pimenta verde.
A banana-da-terra verde frita acompanha boa parte dos pratos. No café da manhã, a fruta integra o “mangu”, uma espécie de purê, que leva cebola, manteiga, queijo e bacon. Para o almoço ou jantar, a banana serve de ingrediente do “sancocho dominicano”, um cozido feito com carnes variadas; e também para o Mofongo, prato que está presente em todos os menus dos restaurantes dominicanos.
Se você já esteve na República Dominicana e está com saudade da comida de lá, veja como é fácil e barato prepará-la. Se ainda não visitou o país, saiba como são feitos alguns dos pratos que encontrará por lá.
Mangu
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ingredientes para 4 pessoas:
4 bananas verdes
4 colheres de manteiga
1 xícara de água fria
Sal
Preparo:
Descasque as bananas e corte-as em pedaços. Ferva-as em bastante água com sal, até fiquem cozidas. Retire do fogo e faça um purê colocando a manteiga e água, até que estejam bem suaves. Recomendamos fritar algumas rodelas de cebola vermelha com sal e vinagre e colocar em cima do Mangu.
Mofongo
Mofongo2
Ingredientes para 4 pessoas:
3 bananas verdes
250 g de torresmo
3 dentes de alho
1 colher de azeite de oliva
Preparo:
Descasque as bananas e corte-as em pedaços na direção diagonal, com aproximadamente 2 cm de espessura. Coloque as bananas em um recipiente com quatro xícaras de água e uma pitada de sal por cerca de 15 minutos. Escorra. Esquente bem o óleo vegetal. Adicione as fatias de banana e frite lentamente em temperatura média por cerca de 15 minutos, até que estejam cozidas, sem chegar a queimar. Tire as bananas e deixe-as escorrer. Em um pilão, amasse bem os dentes de alho e misture com o azeite de oliva. Tire-os do recipiente. Em outro pilão, amasse a banana frita. Acrescente um pouco de torresmo e amasse novamente. Acrescente o alho com azeite e misture. Forme bolinhas e sirva quente.
Sancocho Dominicano
XDSC_0013
Ingredientes:
½ quilo de carne de cordeiro
½ quilo de linguiça calabresa
½ quilo de lombo de porco
½ quilo de carne de vaca cortada em cubos
1 frango inteiro de cerca de 1 quilo
1 quilo de costelinha de porco defumada
½ quilo de presunto defumado
2 limões
1 colher de alho triturado
4 colheres de azeite
2 pimentões verdes cortados em cubos
250 g de mandioca cortada em pedaços
250 g de batata doce cortada em pedaços
2 colheres de aipo
250 gramas de inhame cortado em pedaços
250 gramas de batatas cortadas em pedaços
3 bananas verdes, sendo duas cortadas em pedaços
2 cubos de caldo de carne
2 espigas de milho cortadas em pedaços
½ colher de orégano em pó
½ colher de coentro
2 colheres de vinagre
2 colheres de molho de pimenta
Preparo:
Coloque a carne de vaca em uma vasilha e adicione as ervas, o alho, o vinagre, as especiarias e o sal. Misture uniformemente. Em uma panela grande aqueça o azeite, adicione a carne de vaca e mexa. Tampe e espere um minuto, depois mexa outra vez. Acrescente mais água se a carne estiver grudando no fundo da panela. Continue o processo por cerca de 20 minutos. Depois adicione a carne de porco e deixe cozinhar por 15 minutos, adicionando água quando necessário. Na sequência, acrescente o resto das carnes e os cubos de caldo de carne e deixe em fogo baixo (mexendo e adicionando água regularmente) por mais dez minutos. Adicione água até cobrir e deixe ferver. Acrescente a batata doce, o inhame e as duas bananas cortadas previamente. Deixe ferver por dez minutos. Rale a outra banana e adicione a panela. Depois, coloque todos os ingredientes restantes e adicione mais água, se necessário. Mexa regularmente e deixe ferver até que os ingredientes estejam cozidos. Acrescente sal a gosto. Sirva quente acompanhado de arroz branco.