fotos post fotografia-4

ISO 100 – 45mm F/10 2,0 seg

Hoje eu vou ensinar como tirar foto a noite, já que essa é a minha fotografia favorita.
Sempre quando viajamos eu adoro sair a noite buscando aquela linda imagem para ser fotografada, com um belo jogo de luzes ou o finalzinho de um magnifico por do sol. Acredito que muitas pessoas tem problemas com estes tipos de fotos, principalmente pela falta de nitidez, fotos escuras, luzes estouradas.
Eu passarei algumas dicas para vocês fazerem belíssimas fotos e tenho certeza que vão adorar.
Como tirar foto a noite
Tudo o que você vai precisar é de uma câmera que tenha o modo manual, se possível um tripé. Existem muitas câmeras digitais a venda online no Brasil, tem coisa mais prática do que comprar uma boa câmera sem sair de casa?
Como tirar foto a noite

ISO 200 – 24mm – F/8 – 13 seg

Uma nota: Se você não tem um tripé considere o fato de adquirido é um ótimo investimento para quem gosta de fotografia. Ele não fica ultrapassado, pode ser usado em quase todas câmeras e vai durar por muito tempo.
fotos post fotografia-3

ISO 500 – 24mm – F/11 – 8 seg

Vamos lá, primeiramente
o que você vai precisar fazer é achar um ponto belo ponto do lugar que será fotografado.
Como tirar foto a noite

ISO 1600 – 35mm – F/13 – 4 seg

Monte seu tripé e posicione-o bem firme, se você não tem um ache algum lugar onde você pode deixar sua câmera firmemente posicionada para o objetivo, pode ser uma pedra, um banco, no próprio chão, bancada, mas apenas tome cuidado para não deixar sua câmera cair.
fotos post fotografia-9

ISO 400 – 28mm – F/10 – 8 seg

Acho que o maior erro das pessoas que tiram fotos de noite é apertar o botão de disparo. Isto provavelmente vai fazer sua foto ficar tremida. Não tenha pressa, coloque no modo disparo com timer de pelo menos 5 segundos. Você vai perceber que sua foto vai ficar muito mais nítida.
fotos post fotografia

ISO 1600 – 24mm – F16 – 4 seg

Todas minhas fotos são tiradas em RAW (cru, negativo digital) assim não perdemos nada e quase sempre podemos conserta-las em programas como Lightroom. O JPEG perde um pouco qualidade e cores. Coloque em L(Large se você não tem raw)
(Você pode encontrar muitas câmeras baratas que tiram fotos em RAW)
Outra coisa importante é manter o ISO no máximo 400 para ter um bela foto. Quanto menor mais nítida.
Coloque a abertura do obturador (o F da sua câmera) entre F/9.0 e F/13 para conseguirmos uma boa nitidez.
fotos post fotografia-5

ISO 100 – 24mm – F/16 – 6 seg

Para saber a velocidade certa, você vai ter que acertar pelo seu fotômetro. Fotômetro é o medidor de luz, na sua tela ele varia de -3..2..1..0..1..2..+3 e tem um barrinha que varia conforme mais ou menos luz tivermos. Então a sua barrinha, para fotos de noite, deve estar estabilizada em 0, se quiser mais escura aumente a velocidade de quiser mais clara diminua.
A velocidade provavelmente vai variar entre 3”(segundos) a 15”(segundos), por isso é muito importante que a câmera esteja bem estabilizada.
Em uma cidade bem iluminada com muitos carros você vai conseguir aquele efeito de trilhos de luzes com os carros em movimento.
fotos post fotografia-8

ISO 100 – 28mm – F/11 – 15 seg

A ultima coisa, eu gosto muito de fotos bem amareladas a noite, para isso eu uso o White Balance, provavelmente sua câmera vai estar em AWB, automático, clique e mude para nublado ou shade, ele vai dar um efeito bem amarelo na sua câmera.

E-mail para contato: viagem@dopaoaocaviar.com.br