IMG_4463

A Capadócia se tornou um destino muito popular entre os brasileiros após a novela Salve Jorge, confessamos que sempre quisemos conhecer esta cidade, mas depois da novela nosso desejo cresceu muito!! A Capadócia vai além do que a novela mostrou e fantasiou, nós ficamos encantados com a beleza natural que esta terra oferece e vamos mostrar tudo para vocês.

Mas, antes de mostrar os melhores passeios vamos contar uma breve história desta cidade: Capadócia é o antigo nome de uma ampla região no centro da Anatólia, apesar disso quando falamos da Capadócia hoje em dia, referimo-nos especificamente aos vales de Goreme e Urgup com os seus pináculos naturais, igrejas na rocha, casas na caverna ( hoje em dia desabitadas), artesanatos maravilhosos e gastronomia incrível!

Vale das Fadas

Chaminé de Fadas

Quando Ir:

Os melhores meses para ir são entre Abril a Novembro, onde as temperaturas são amenas. Nós visitamos a Capadócia em Julho, e apesar de todo mundo falar que seria muito calor, nós demos a sorte de pegar um clima agradável. As temperaturas variavam entre 15 a 30 graus.

Como o clima é muito seco, ande sempre com uma garrafa d’água.

Como Chegar à Capadócia:

A melhor opção para chegar à Capadócia é pegar um vôo de Istambul para Kayseri. A Turkish faz Vôos diários entre as duas cidades. De lá pegue um táxi até as cidades de Ürgüp, Goreme e Avanos, onde a maioria dos turistas se hospedam, num trajeto que dura entre 45 minutos e 1 hora. O táxi custa em torno de 80 euros.

Onde se hospedar?

IMG_4402

Museum Hotel – para quem quiser ter uma experiência única de hospedagem e ainda dormir dentro de uma caverna com certeza este é o hotel!! Para ver o post completo clique aqui.

Piscina do Museum Hotel

Piscina do Museum Hotel

Os passeios mais legais na Capadócia:

Para conhecer a Capadócia eu sugiro de 2 a 3 dias completos. Como nossa viagem foi um pouco corrida nós tivemos apenas 1 dia para conhecer a cidade. Então de manhã nós fizemos o passeio de balão e depois pegamos um Guia particular para fazer um Tour pela Capadócia. Nós adoramos o nosso tour e aprendemos muito com o nosso Guia Emre Ardik, que fala português! O Tour custou mais ou menos 120 euros por pessoa.

Passeio de balão:

Passeio de Balão com a Sultan Balloons

Passeio de Balão com a Sultan Balloons

O Passeio de balão é com certeza uma das coisas mais legais que já fizemos! Primeiro porque a vista que se tem do passeio é maravilhosa e inesquecível. Depois a sensação que se tem durante o vôo é muito boa, o passeio é muito tranquilo e lento, nem parece que estamos voando. Nós escolhemos a Empresa Sultan Balloons e amamos! Para ver o post completo do passeio de balão clique aqui!

Casa do Ziah da novela Salve Jorge:

Casa do Ziah Capadocia

A nossa primeira parada no Tour foi a Casa do Ziah da novela Salve Jorge. A novela não foi exatamente gravada neste local, eles usaram esta casa como modelo para depois reproduzi-la no Projac. A “vila do Ziah” é um dos poucos lugares onde ainda é possível comprar para morar dentro de uma caverna. Quem estiver disposto a comprar esta linda vila terá que desembolsar nada mais nada menos do que 6 milhões de euros pela vila.

Museu ao ar livre de Göreme:

IMG_4482

O Parque Nacional de Göreme ocupa uma série de vales em volta da aldeia de Göreme. Este museu a céu aberto se tornou em 1985 um patrimônio histórico da UNESCO. Passear por este parque é como voltar ao tempo, é possível entrar na maioria das cavernas e descobrir diversas casas, e igrejas. A maioria das igrejas foram construídas dentro das cavernas por volta do século XIII, frequentemente com ricas decorações de frescos multicoloridos. Hoje em dia apesar de alguns pinturas já terem sido deterioradas, é possível observar grande parte dos frescos dentro das igrejas!

IMG_4486

Nesta foto nós estamos sentados em uma mesa de jantar dentro de uma das cavernas. Observem o teto preto em cima de nossas cabeças. Este teto tem esta cor pois ao nosso lado havia um buraco, que na verdade era o fogão da época, e com isso o teto ia pretejando devido a fumaça.

Peribacalar vadisi (vale das chaminés de fada):

chaminé das fadas capadocia

O Vale das chaminés de fada surgiu a partir das erosões nas pedras, ventos, correntes de água e neve. Tudo isso formou estas maravilhosas chaminés que são cones coroados por grandes pedras praticamente planas, que tanto aparecem isoladas, como em grupo, criando paisagens únicas. O Zé e eu passamos um bom tempo caminhando pelas chaminés entrando em algumas delas, e escalando o interior das casas. Esta paisagem é muito bonita e com certeza única!

chamines das fadas

Cidades subterrâneas de Derinkuyu, Özkonak, Tatlarin, Mazi e Acigöl:

As cidades subterrâneas foram construídas principalmente para proteger os cristãos da invasão de inimigos. Eles chegavam a ficar semanas trancados dentro delas. Existem diversas cidades subterrâneas na Capadócia e a maior delas é a Kayamakli. Infelizmente nós não tivemos tempo de visitar estas cidades, mas a minha mãe, que já foi, adorou e super recomenda. Apesar de parecer um pouco claustrofóbico vale a pena o passeio!

Fábrica de cerâmica:

IMG_4578

A Capadócia é muito famosa pelas suas cerâmicas, por isso nós quisemos ver de perto como essas obras de arte são feitas. O nosso guia nos levou a uma linda fábrica chamada Firça Seramik, que é a segunda maior da região. Esta fábrica é inteira construída na caverna e possui mais ou menos 3.000 m². No nosso passeio nós vimos de perto todas as etapas de fabricação de um prato, jarra, copo etc… e depois colocamos a mão na massa, literalmente, para construir os nossos vasos e copos!

my_collage_by_Fuzel-3

Goreme Onyx Jewellwry:

IMG_4634

O verdadeiro Ziah é dono desta linda joalheira na Capadócia! Vale a pena entrar para ver as maravilhosas jóias turcas.

Vale dos Pássaros:

IMG_4629

Os pássaros eram muito importantes na capadócia, pois além de eles fornecerem tinta para as cerâmicas, eles também levavam as mensagens de um lugar para o outro! Do mirante do Vale dos pássaros tem uma árvore linda com os olhos Turcos!!

IMG_4630

Onde Comer e o que comer?

Na Capadócia você tem que provar a comida típica obvio!! A comida turca é muito semelhante com a culinária árabe! Prepare-se para comer muito cordeiro, lentilha, pimentão recheado, berinjela, pratos feitos com iogurte e as pastas ( homus, coalhada etc..) . Os turcos são loucos por doces, então não deixe de provar um bom Baklava, frutas secas carameladas e tâmaras. Para finalizar qualquer refeição experimente o café turco!

almoço capadocia

No dia do nosso city tour o nosso guia nos levou em um restaurante bem turístico mas gosto perto da fábrica de cerâmica chamado Bizim Ev. Lá pudemos provar vários pratos típicos da região.

Na saída do museu… tem um sorvete incrível, ele tem uma consistência bem puxa puxa!! Tem que experimentar!

IMG_4495

IMG_4491

Contato:

Passeio de Balão Sultan Balloons: +90 384 353 5391

Guia Emre Ardik ( Fala Português) : emreguide@hotmail.com

Loja de cerâmica : www.fircaseramik.com