IMG_9060

Fizemos uma lista de restaurantes japoneses que se você, como eu, também adora, não vai querer perder de conhecer nenhum destes em São Paulo. Nós tivemos que dividir a lista em grupos para ficar mais fácil de compreender. Ela será dividida entre os tradicionais, modernos (fusion), quentes e eat as you can e os da Liberdade.

Vamos começar com os tradicionais:

Shin-Zushi

Se você adora comer bem independente do lugar, com certeza ficará muito satisfeito no Shin Zushi!! O restaurante é muito tradicional e se localiza no bairro Paraíso. O local tem uma decoração simples, mas aqui todo destaque é dado para a comida, apesar do preço salgado! Recomendamos o Omakase, degustação feita pelo chef com os melhores peixes do dia, o temaki de atum é incrivelmente crocante e sabores, com certeza um dos melhores que já provamos! Há uma grande variedade de peixes frescos, normalmente encontramos toro, buri, cara-pau, anchova, cavalinha, lula, uni entre muitos outros que faz toda a diferença na qualidade dos pratos! Vale a pena conhecer!

Shin-Zushi
Endereço: Rua Afonso de Freitas, 169 – Paraíso – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3889 8700

Kan

Eleito pela Veja SP o melhor Japonês da cidade, é um restaurante simples com a decoração lembra os tradicionais restaurantes de Tokyo e fica localizado em uma galeria perto da Av. Brigadeiro L. Antonio. O chef Keisuke Egashira mal fala o português e você terá um experiência muito próxima de um restaurante no Japão. Agora se você deseja comer bem no almoço sem gastar muito, o Kan tem diversas opções vantajosas de menus executivos. Já se seu desejo é ter uma bela experiência, vá de Omakase (degustação) R$ 240,00. Tenho certeza que ficará impressionado com o shari (arroz temperado), faz toda diferença para que o sushi fique ainda mais saboroso.

Kan Suke
Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 76 – Loja 12 – Paraíso – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3266 3819

Jun Sakamoto

O Jun Sakamoto, “carro chefe” do Jun são os Niguiris, que são tratados como obras de arte. O interessante é que lá existem algumas regras , por exemplo: em alguns niguiris é proibido passar shoyo, já em outros, o shoyo já vem passado na quantidade certa. E cream cheese no sushi? Você nunca vai encontrar lá! Apesas dessas regras, o restaurante permite que você passe por experiências novas. Se você fechar os olhos o Jun Sakamoto consegue te levar para uma viagem incrível por todos os cantos do Japão sem sair do restaurante! É muito legal!

Jun Sakamoto
Endereço: Rua Lisboa, 55 – Cerqueira César – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3088 6019

Pub Kei

O Pub Kei superou todas as expectativas! O restaurante está localizado no fundo de uma praça de alimentação do Top Center e no caminho você não dá nada! Mas vale a pena sentar fazer os pedidos. Os peixes são de uma qualidade incrível e fresquíssimos! Além disso, o shari (arroz) é espetacular! Peça o Omakasse, que com certeza você não sairá arrependido!

Pub Kei
Endereço: Avenida Paulista, 854 – Top Center – loja 69 – Bela Vista – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3145 1741

Hamatyo

O Hamatyo fica em Pinheiros e o chef Yoshida prepara pessoalmente o pedido dos clientes. Sente-se no balcão e deixe o chef preparar o que ele tiver de melhor, sashimis, niguiris e alguns pratos quentes, muito gostosos podem ser apreciados tanto na degustação, quanto como entrada. Eles podem ser acompanhados por um caldo de vôngole que dão um toque todo especial ao peixe!

Hamatyo
Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 393 – Pinheiros – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3813 1586 ou (11) 2337 6452

Yashiro

Yashiro é um dos restaurantes mais tradicionais e antigos de São Paulo, fundado em 1978, hoje o restaurante é comandado pelo Yassu e seu irmão filhos do fundador. É um dos únicos restaurantes que fazem um ótimo buffet na hora do almoço, com uma grande variedade de peixes, como uni, buri, barriga de salmão, ovas e muito mais, tudo isso por um preço bem em conta R$ 65,00 para comer a vontade. A noite é a la carte ou omakase (degustação). Acho que é o melhor custo-beneficio entre rodízios e buffet, a variedade de peixes encontradas lá no almoço é ótima e dificilmente é encontrada em outro restaurante.

Endereço: Rua Fernão Dias, 525 – Pinheiros – São Paulo -SP
Telefone: (11) 3812 3203

Modernos (Fusion):

By Koji

O By Koji fica dentro do estádio do Murumbi e tem um custo benefício ótimo! O restaurante serve uma grande variedade de peixes, como toro, buri, anchova, barriga de salmão e muitos outros. O preço do Omakase (menu degustação) custa 160 reais e é bem completo e muito bem servido! Os pratos quentes são muito saborosos! Além disso o ambiente é uma delícia, com uma vista linda para o campo. Nos dias de jogos eles fazem buffet, com um preço fechado que pode variar.

By Koji
Endereço: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 – Estádio do Morumbi, acesso pelo portão 4 – Morumbi – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3624 7710

Geiko San

Dos mesmos donos do badalado restaurante Serafina, o Geiko San também é daqueles restaurantes super animados, com uma atmosfera incrível, pessoas bonitas, música alta e drinks maravilhosos. A comida é uma delícia, mas não espere comer um japonês tradicional, lá o conceito é bem inovador!! Vale a pena também experimentar o tatar de atum com caviar, as vieiras estão sempre deliciosas, bem grandes, vindas sempre do Canadá.

Geiko-San
Endereço: Rua Haddock Lobo, 1416 – Cerqueira César – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3061 0150

Empório Santa Maria

O restaurante tem um corte perfeito do peixe, o que faz muita diferença em um restaurante japonês de qualidade. Os peixes são ótimos e o cardápio é bem variado. Para começar, peça um dos pratos mais famosos da casa: o carpaccio de salmão com pimenta e um um molho secreto delicioso. É de dar água na boca! Lá existem vários tipos de peixes, por isso vale a pena experimentar novos sabores. O o sushi de atum com foie gras e molho agridoce é pedida obrigatória!

Empório Santa Maria
Endereço: Avenida Cidade Jardim, 790 – Itaim Bibi – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3706 5211

Nakka

O Nakka tem um ambiente muito legal, com uma música super animada. O serviço é impecável, e a decoração muito bonita.O corte do peixe é mais grosso, o que faz com que o sushi fique delicioso! Para comer, se você for apenas com uma pessoa é legal sentar no balcão, para que você possa conversar com o sushiman e pedir os peixes mais frescos do dia e também algumas sugestões! O niguiri de lula do restaurante é muito saboroso e tem uma linda apresentação! Um prato que não tem no cardápio, mas vale a pena pedir é a lichia com foie gras. É uma combinação é fantástica!

Nakka
Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 890 – Itaim Bibi – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2594 2577

Huto

Localizado em Moema, o Huto oferece opções de dar água na boca! Entre elas, estão as ostras frescas ao molho cítrico ponzu com um toque de pimenta vermelha e shissô, o sushi de carapau e os em pares de robalo com shissô e pasta de yuzu. Se prepare para comer bem!

Huto
Endereço: Avenida Jandira, 677 – Indianópolis – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5052 6804

Toro

Se você é um aprecidor da culinária japonesa, vá ao Tori! Tudo lá é muito saboroso! Se preferir, escolha o Omakase, uma degustação de sete pratos e uma sobremesa. Você também pode optar pelo Kaiseki, um mix de sashimis deliciosos, sushi, makimono e sobremesa ou ainda uma entrada, salada, sushi, prato quente e sobremesa. A Picanha Massayaki é um convite ao prazer de comer bem. Prove o shake hana nira, composto por fatias de salmão selado, acompanhadas por brotos de alho salteados e gergelim ao molho teriyaki. Super original!

Toro
Endereço: Alameda Dos Anapurus, 1430 – Indianópolis – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2386 6966


Endereço: R. Padre João Manuel, 879 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Telefone:(11) 3061-2835

Aya

Começe com o tartar de salmão com ovas, servido na trouxinha crocante. Conforme você morde a trouxinha, as ovas estouram na boca e criavam um mix de texturas delicioso! Não deixe de pedir também o niguiri de anchova negra, é sensacional! Uma curiosidade é que todos os sushis são servidos com uma quantidade exata de wasabi, fazendo com que agregue um sabor a mais aos peixes. A vieira com sal trufado também é inigualável!

Aya Japanese Cuisine
Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 141 – Pinheiros – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3097 9856 ou (11) 3097 8071

Ohka

O restaurante está localizado no Itaim Bibi e é super animado. De entrada, o sashimi de atum maçaricado, coberto por shoyu, flocos de alho e flor de sal é uma ótima opção! Outra especialidade super diferente da casa é o temaki de enguia! Vale a pena também optar por um dos combinados do cardápio. O Do Chef tem sushis e sashimis preparados com os melhores peixes do dia. A dupla de sushi de atum com foie gras caramelizado não pode faltar!

Ohka
Endereço: Rua Professor Carlos de Carvalho, 105 – Itaim Bibi – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3078 3979

Quentes:

Tempurá Ten

Como o próprio nome diz, o restaurante tem um dos tempurás mais incríveis de São Paulo! A massa com que são feitos com certeza deixa um gostinho de “quero mais” em cada cliente que deixa a casa ao pagar a conta. A degustação é feita aos poucos, primeiramente com tempurás de aspargo verde, camarão, polvo e peixe branco, acompanhados por legumes em tirinhas. Durante o almoço de segunda a sexta é possível apreciar deliciosas tiras de milanesas de lombo, frango, peixe e camarão e o arroz ao curry.

Tempura Ten
Endereço: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2050 – Loja 23 – Bela Vista – São Paulo – SP
Telefone: (11) 99622 3582

Shintori

O Shintori está localizado nos Jardins é um dos mais antigos restaurantes japoneses da cidade. Um dos ambientes da casa é feito só para preparar teppan-yakis, que são super crocantes. Já, como prato principal, o combinado de polvo, ovas, vieira e camarão é muito gostoso. O filé de pirarucu curtido na pasta de soja adocicada também é adorado por quem frequenta o Shintori.

Shintori
Endereço: Alameda Campinas, 600 – Cerqueira César – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3283 2455

Bueno

A casa conta com um cartaz na porta dizendo não servir pratos frios. Localizado nos Jardins, a especialidade é o teishoku, que é barriga de porco cozida no molho shoyu, acompanhado por uma porção de arroz, que fica ainda melhor quando misturado ao molho do prato.

Bueno
Endereço: Alameda Santos, 835 – Cerqueira César – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2386 8035

Izakaya Matsu

O restaurante é bem simples com mesa e balcão. Os pratos são preparados na frente dos clientes, o que faz com que eles fiquem mais ansiosos! As asinhas de frango fritas com um caldo adocicado, gergelim e pimenta-do-reino é maravilhosa. Há também quem peça os hambúrgueres da casa, de carne bovina e suína, acompanhado por nabo ralado e molho cítrico. Para quem gosta saquê, o seco e gelado Hakutsuru desce muito bem!

Izakaya Matsu
Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 403 – Pinheiros – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3812 9439

Minato Izakaya

O Minato é como se fosse um boteco oriental. Com pegada mais moderna, conta com um público descolado, mas que curte uma boa comida japonesa. São dois balcões, um de frente para o outro, o que é ótimo para conhecer novas pessoas! Lá existe uma língua bovina frita recheada de anchova e shimeji e coberta por molho picante e a pimenta-cambuci. O prato pode facilmente ser acompanhado por saquê bem suave, o Hakushika Honjozo.

Minato Izakaya
Endereço: Rua dos Pinheiros, 1308 – Pinheiros – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3814 8065

Liberdade:

Ban

O restaurante no bairro da Liberdade é bem pequeno! Conta apenas com um corredor com mesas e um balcão. A casa é bem tradicional e segue de maneira mais fiel as receitas do Japão, recusando o cream cheese. A comida é fresca e preparada com ingredientes de qualidade. Dentre as opções do cardápio, destaque para o Yosenabe, que é composto por camarões, lulas, peixe fresco, folhas de acelga, shitake, shimeji e tofu imersos num caldo de peixe temperado com nabo, limão e pimenta dedo-de-moça. Bem saboroso! Dentro dos pratos frios se destacam o sishi de toro e o de enguia. Para quem quer um japonês de verdade, o Ban é o lugar certo!

Ban
Endereço: Rua Tomás Gonzaga, 18 – Liberdade São Paulo – SP
Telefone: (11) 3341-7749

Izakaya Issa

O restaurante tem um balcão que fica lotado de japoneses e conta com uma bela carta de bebidas. Dentre elas, o saquê não filtrado Sayuri e o uísque japonês Yamazaki animam o público. Para começar, o otoshi, que é uma seleção de quatro entradas que mudam diariamente sempre são uma surpresa para os clientes. Depois, o bolinho de polvo com gengibre e cebolinha tem um sabor único! Outra pedida frequente da casa é o sanma, peixe do Pacífico, que grelha por 20 minutos e vai à mesa inteiro para ser deliciado!

Izakaya Issa
Endereço: Rua Barão de Iguape, 89 – Liberdade – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3208 8819

Sushi Lika

O Lika preza pela qualidade dos ingredientes usados nos pratos. Com certeza o mais famoso do cardápio é o sushi negui-toro especial, que é envolto numa fatia de salmão, com atum picado e temperado com cebolinha e raiz forte. Os peixes também são super frescos e lá você encontra sashiimis de carapau, olho-de-boi, robalo e cavalinha.

Sushi Lika
Endereço: Rua dos Estudantes, 152 – Sé – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3207 7435

Kidoairaku

O Kidoairaku tem um cardápio que muda constantemente, o que faz com que todas as sugestões do chef sejam sempre uma surpresa. O tonkatsu, porco a milanesa acompanhado arroz, por legumes cozidos e missoshiru é super tradicional na casa. O arroz é cozido no ponto certo e muito branquinho! Para fechar com chave de ouro, peça a gelatina de café coberta com leite condensado.

Kidoairaku
Endereço: Rua São Joaquim, 394 – Liberdade – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3207 8569

Eat As You Can (Rodízio):

It Sushi

O It Sushi tem um rodízio super “requintado”. Isso porque os pratos são gourmetizados e há uma grande variedade e um pouco de tudo, para que o cliente possa experimentar diferentes sabores. É como se fosse um padrão de menu degustação, a comida vem aos poucos, o que o torna um rodízio diferente. A entrada de camarão picante e o jo de vieira são imperdíveis e os carpaccios de salmão e peixe branco são deliciosos!

It Sushi
Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1026 – Itaim Bibi – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3213 0717

Yashiro (almoço)

Yashiro
Endereço: Rua Fernão Dias, 525 – Pinheiros – São Paulo -SP
Telefone: (11) 3812 3203

Hideki

Na hora do almoço, o Hideki trabalha com o serviço de buffet, que é impecável e sai por 58 reais. Já no jantar, eles trabalham com o serviço à la carte. Nesse horário eles usam peixes nobres, como o Toro, vieira, lagosta, robalo. Então, se você deseja conhecer o restaurante sem gastar muito, a melhor opção é na hora do almoço. Lá você encontra uma enorme variedade de pratos quentes e frios, além dos molhos! É difícil escolher o que colocar no prato!

Hideki
Endereço: Avenida Dos Imarés, 542 – Indianópolis – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5049 3324